Cotidiano

Festival São João Cultural será realizado  nos dias 20 e 27 de junho

foto google
foto google

Músicos, representantes do forró autêntico; emboladores de coco; repentistas; além de grupos de danças e poetisas vão representar a cultura paraibana durante o 3º Festival São João Cultural, realizado no Teatro Municipal Severino Cabral, nos dias 20 e 27 de junho de 2015, a partir das 19 horas, com entrada franca.

O principal objetivo do Festival é que as tradições nordestinas não sejam esquecidas e que tenham um espaço de destaque n´O Maior São João do Mundo.

Promovido pela Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da Secretaria de Cultura, na edição deste ano, sobem ao palco Biliu de Campina, Eloísa Olinto, Roninho, Geralda Velez, Benedito do Rojão, Adauto Ferreira, Luizinho Calixto, Grupo Brasil Caboclo e a banda Florianos do Pífano.

Representando a voz feminina, na arte da poesia, Mariana Teles e as irmãs Lara e Agda Moura apresentam a sabedoria popular, em versos e prosas, contando “causos” sobre o dia a dia do povo nordestino.

O mestre de cerimônia, Felisardo Moura, comanda o show, fazendo um dueto com o historiado Daniel Duarte. Felisardo também comanda a apresentação dos repentistas, que “de repente” escolhem um mote para desafiar o violeiro.

Como a dança faz parte do dia a dia do povo nordestino, o Grupo Raízes apresenta o “Xaxado”. A “Quadrilha”, dança mais tradicional do período junino, será encenada pelo Grupo Acauã da Serra.

Segundo o titular da Secult, Lula Cabral, os artistas escolhidos representam a cultura nordestina, relembrando as tradicionais festas juninas, onde as pessoas se reuniam para escutar música, poesia e assistir as quadrilhas.

– Não podemos esquecer que o São João, antes de tudo, é uma celebração genuinamente nordestina, que precisa receber inovações, mas que deve ser preservada, respeitando o que o povo gosta. Portanto, acreditamos que o São João Cultural é também um produto cultural, que deve transpor as divisas da Paraíba – finalizou o secretário.

Ele lembrou que a entrada é gratuita, respeitando a capacidade máxima do Teatro Municipal Severino Cabral, de 700 pessoas. (Codecom)



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo