CotidianoDestaques

Força-tarefa da Prefeitura visita áreas de risco e adota medidas preventivas em pontos críticos em bairros de Campina Grande

O Sistema Municipal de Defesa Civil de Campina Grande vem realizando uma série de ações preventivas e de monitoramento das áreas de risco na cidade para avaliar os problemas e atuar preventivamente nesses locais. Na manhã desta quarta-feira (12), uma equipe da Prefeitura visitou alguns setores da cidade.

Integrando o grupo de trabalho, o vice-prefeito Lucas Ribeiro, por orientação do prefeito Bruno Cunha Lima, esteve acompanhado do coordenador da Defesa Civil, Ruiter Sansão, e do secretário de Assistência Social, Valker Neves, em visita aos bairros do Pedregal, Santa Cruz, Bodocongó e Distrito dos Mecânicos.

Ruiter Sansão destacou a ação preventiva da Defesa Civil nesta quarta-feira, observando que algumas medidas foram tomadas pela Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma). A Secretaria de Assistência Social, por sua vez, está percorrendo as áreas suscetíveis a alagamentos, mapeando os pontos críticos, atualizando cadastros, verificando moradores para que, no período de chuvas intensas, possa haver um melhor atendimento à população. Na próxima semana, a secretária de Obras, Fernanda Ribeiro, estará acompanhando também essas ações.

Nesta quarta, foram visitadas quatro áreas: o Riacho Verde, na região de Bodocongó; Canal da Rua São Geraldo, no bairro do Pedregal; Invasão no Distrito dos Mecânicos e a Comunidade Vila Dural, no Bairro de Santa Cruz, que tem famílias em situação de risco e que precisam de um pronto atendimento por parte do Município.

PLANO DE CONTINGÊNCIA

O coordenador da Defesa Civil, Ruiter Sansão entregou ao vice-prefeito Lucas Ribeiro, o Plano de Contingência da Defesa Civil de Campina Grande, que tem o objetivo de orientar procedimentos que deverão/poderão ser adotados pelos órgãos do Sistema de Proteção e Defesa Civil no âmbito do Município, e que, direta ou indiretamente, desempenham suas atividades focadas na prevenção, mitigação, preparação e resposta a emergências relacionadas a desastres, sem prejuízo das demais ações de redução de riscos já praticadas.

O Plano de Contingência foi desenvolvido a partir de análises de riscos e ameaças existentes em cenários vulneráveis a ocorrências de desastres, bem como das avaliações dos mapas de áreas riscos elaborados pelo Serviço Geológico do Brasil, em 2013. Trata-se de uma atualização de planos anteriores e traz elementos novos e protocolos operacional padrão (POPs) que foram aperfeiçoados visando otimizar os recursos disponíveis e característicos na nossa região.

SISTEMA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL

Integram o Sistema Municipal de Defesa Civil os seguintes órgãos: Gabinete do Prefeito, Secretaria Municipal de Obras, Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e do Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde, Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, 2º Batalhão de Bombeiros Militar, 2º Batalhão de Polícia Militar, Agência Estadual de Gestão das Águas – AESA, Companhia de Água e Esgotos da Paraíba – CAGEPA, ENERGISA BORBOREMA – Distribuidora de Energia S/A, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura – CREA.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo