DestaquesPolítica

Gerente da Cagepa participa de Tribuna Livre para explicar sobre as ações de desconforto nos serviços

A 108ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Campina Grande, realizada na manhã desta terça-feira (16), em formato híbrido, foi presidida pelo vereador Marinaldo Cardoso (Republicanos) e secretariado pelo vereador Saulo Noronha (SD).

Após a leitura do expediente, o presidente Marinaldo Cardoso informou que os vereadores inscritos no pequeno e grande expediente declinaram das participações para a realização de uma Tribuna Livre com Lucílio José dos Santos, da Gerência do Regional da Borborema – Cagepa.

Lucílio iniciou a sua fala fazendo uma apresentação das ações, de investimentos e do trabalho da Cagepa em Campina Grande. Informou que o Açude de Boqueirão está com 154 milhões de metros cúbicos de água, o que representa 33% da capacidade total.

– O sistema normal mês é de 1.200 litros por segundo, no entanto de setembro a janeiro é registrado um maior consumo de água.  A Cagepa atende a 100% da Zona Urbana e na Zona Rural o atendimento é realizado por manobra.

– O abastecimento Rural deve ser diferenciado do Urbano, no entanto em Campina Grande é semelhante.- Os distritos de São José da Mata, Catolé de Boa Vista e Galante sofrem intermitência. Foram implantadas redes nestas regiões, com o objetivo de evitar o sofrimento de continuidade crescente a partir de setembro até janeiro.

A Cagepa fez um reforço no Mutirão, no assentamento Santa Cruz foi implantada uma rede de oito quilômetros e na localidade Caridade está com abastecimento regular.

– Em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, a Cagepa está atendendo as comunidades do Jorge, Jacó e Boa Vista. Em Santo Izidro a rede terá nove quilômetros, com duas estações elevatórias. No que diz respeito ao abastecimento do Estreito até o Distrito de Catolé, será normalizado com a construção da adutora de Catolé de Boa Vista, a ordem de licitação já foi liberada.

ESGOTO

Lucílio esclareceu que a Cagepa está concluindo o esgotamento sanitário de 100% da Vila Cabral de Santa Terezinha; em Galante o esgotamento iniciado há 12 anos, será concluído em parceria com a Secretaria de Obras de Campina Grande. Ele informou ainda que o projeto de esgotamento sanitário do Serrotão e Novo Cruzeiro não interliga a rede já existente.

A vereadora Jô Oliveira (PCdoB) indagou a respeito das ruas calçadas sem o esgotamento sanitário, e sobre a situação do Sítio Covão.

O vereador Saulo Noronha (SD) solicitou ao gerente da Cagepa as seguintes informações: Esgotamento da rua Belarmino Timóteo, na Palmeira; falta de água no Sítio Zé Velho; Sítio Samambaia; as bocas de lobos e a situação do abastecimento no Aluízio Campos.

O vereador Alexandre Pereira (PSD) solicitou informações sobre: falta constante de água nos bairros da cidade e quais os motivos constantes de falta d’ água, além dos projetos de revitalização do Açude Velho; remendos dos asfaltos; situação dos sítios: Logradouro 1 e Capim Grande e quais as obrigações da Cagepa e da Prefeitura no município.

O Gerente da Cagepa, informou que os estudos a respeito do Sítio Covão já foram finalizados, e que a Cagepa não abastece comunidades através de carros-pipa, quem faz isto é a Prefeitura, e que vai verificar o problema da Rua Belarmino Timóteo; no Zé Velho será construída uma rede, saindo da Volvo. Ele disse que a rede de extensão do Samambaia foi concluída e que está fazendo o levantamento das tampas de bocas de lobo.

Sobre o Aluízio Campos, tem duas estações elevatórias e que não tem reclamações, e que a rede para Campina Grande vai receber reforço. Lamentou que na zona rural a locação das casas é muito difusa. Confirmou os problemas no abastecimento de Estreito, Lucas, Aragão e Campo de Boi.

O gerente Lucílio,  reconheceu que a Cagepa errou quando desligou a água por 30 horas.

Por conta do tempo exíguo a Tribuna Livre foi encerrada, sendo agendada uma Audiência Pública na próxima semana para a continuação dos debates a respeito da Cagepa.

O presidente Marinaldo Cardoso encerrou os trabalhos, convidando os vereadores para a sessão ordinária desta quarta-feira (17), a partir das 9h30, em formato híbrido e pediu aos vereadores a permanência para participarem da sessão especial de entrega da Medalha de Mérito Municipal a Associação Profissional dos Contabilistas de Campina Grande.

DIVICOM/CMCG

Foto: Josinaldo Costa



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo