Nacional

Governo de São Paulo pagará bônus a 76.332 mil policiais

O pagamento do bônus do quarto trimestre de 2017 vai beneficiar 76.332 policiais civis, militares e técnico-científicos do Estado de São Paulo. No total, a bonificação chega a R$ 130,2 milhões. O pagamento acontece nesta sexta-feira (11/5).

Serão beneficiados policiais que atuam em áreas em que houve redução dos índices de vítimas de letalidade violenta (homicídio doloso e latrocínio), roubo e furto de veículo, além de roubo em geral no trimestre.

Ao todo, serão favorecidos com a bonificação 55.470 policiais militares, 18.596 civis e 2.266 técnico-científicos. Em março deste ano, foram pagos 116,8 milhões a 65.220 policiais, referentes ao terceiro trimestre do ano passado.

Criado em 2014 a partir de sugestões da população, o programa de metas e bônus é uma das ações do projeto São Paulo Contra o Crime, com objetivo de premiar o esforço dos policiais na redução de crimes. Contando com esta bonificação, foram pagos 662.225 bônus (R$ 664,6 milhões).

Programa de Metas e Bonificação

O Programa de Metas e de Bonificação Policial é baseado em um modelo de gestão desenvolvido em conjunto pela Secretaria da Segurança Pública, comando das polícias e Instituto Sou da Paz. Um dos pilares do programa é a adoção da meritocracia na gestão das polícias, uma prática comum na iniciativa privada.

A escolha dos indicadores estratégicos levou em conta aspectos como a incidência e o impacto social de cada tipo de crime. São eles o número de vítimas de letalidade violenta – que inclui vítimas de homicídios dolosos e de latrocínios – a quantidade de roubos e furtos de veículos e de roubos em geral.

Para atingir as metas, as polícias têm que desenvolver planos de ações em conjunto e atuar de forma integrada. A bonificação é condicionada ao resultado em 104 áreas paulistas de atuação compartilhada (como batalhões, distritos policiais e equipes médico-legais e de perícias) e pode variar de acordo com o desempenho geral do Estado.

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública
Rua Líbero Badaró nº 39 – Centro / Telefone: (0xx11) 3291-6685
Portal: www.ssp.sp.gov.br



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo