Paraíba

Governo lança 3ª edição das Jornadas de Inclusão Produtiva nesta sexta-feira

O Governo do Estado lança, nesta sexta-feira (11), em Campina Grande, a terceira edição das Jornadas de Inclusão Produtiva. O evento começa às 8h, no Parque da Criança e a perspectiva de público, segundo o presidente da Emater Paraíba, Geovanni Medeiros, é de aproximadamente 1.500 pessoas.

Coordenadas pela Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), e suas vinculadas Emater, Empasa, Interpa e Emepa, as Jornadas de Inclusão Produtiva buscam, entre outras ações, a aproximação das famílias agricultoras a projetos de financiamentos de atividades produtivas, de aquisição de imóveis rurais, de comercialização e de crédito rural. A iniciativa envolve governos municipais, estadual e federal, além da sociedade civil, e tem por objetivo estimular a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável.

No ano passado, ocorreram 280 jornadas em todo o Estado, com participação de 53.095 pessoas, com atendimento a 25.352 famílias agricultoras, sendo elaboradas 3.724 propostas de créditos, perfazendo um montante de recursos da ordem de R$ 21,5 milhões.

Na avaliação do coordenador de Operações da Emater Paraíba, Jailson Lopes da Penha, a importância das jornadas está na diversificação de atendimentos às famílias agricultoras e a toda população. Ele explica que, a cada jornada realizada, é possível atender centenas de pessoas nas mais diversas áreas como, agricultura, pecuária, educação, saúde e previdência social.

Dentro das prioridades desta 3ª edição destacam-se o fortalecimento dos arranjos produtivos de alimentos com inclusão social, especialmente para idosos, jovens e mulheres rurais; estímulo à comercialização institucional, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); renegociação de dívidas rurais e propostas de créditos pendentes, contratação de novas propostas voltadas à inclusão produtiva.

Serviços -Além de esclarecer dúvidas dos agricultores familiares, dando-lhes a oportunidade de acesso aos programas e políticas públicas, as Jornadas de Inclusão Produtiva oferecem aos participantes serviços como feiras agropecuárias e agroecológicas, exposições, distribuição de alevinos (filhotes de peixe) e de mudas frutíferas e ornamentais, cursos, palestras, capacitações, documentação gratuita, apresentações culturais e entretenimento. Na área de saúde, as pessoas presentes têm acesso a serviços básicos como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientações sobre campanhas de vacinação ofertados pelas secretarias estadual e municipais de Saúde.

Calendário – De acordo com a programação, fora os eventos locais a serem realizados em todo o território paraibano, acontecerão 15 Jornadas de Inclusão Produtiva nas 15 regionais da Emater. A abertura acontecerá nesta sexta- feira (11), em Campina Grande, e o encerramento, no dia 11 de junho, em João Pessoa, conforme o calendário.

11 de abril – Campina Grande

29 de abril – Areial

30 de abril – Monteiro

08 de maio – Jericó

09 de maio – Itaporanga

15 de maio – Desterro

16 de maio – Guarabira

22 de maio – Junco do Seridó

23 de maio – Salgado de São Félix

29 de maio – Picuí

30 de maio – São João do Rio do Peixe

05 de junho – Pombal

06 de junho – Aparecida

10 de junho – Bananeiras

11 de junho – João Pessoa



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo