Governo realiza Festival da Juventude e reúne 35 municípios em Cabaceiras

aCerca de 500 jovens de 35 cidades paraibanas participam em Cabaceiras, até este sábado (14), doIII Festival da Juventude Paraibana. O evento tem como tema “Empoderamento Juvenil no Campo e na Cidade”. A secretária de Estado da Comunicação Institucional, Estela Bezerra, representou o governador Ricardo Coutinho na programação da manhã desta sexta-feira (13).

No diálogo com os jovens participantes, Estela afirmou que tem respeito e admiração pelos movimentos que são feitos de maneira autônoma. “Esse é o terceiro festival da juventude e ele é resultado da própria dinâmica e organização da sociedade civil e o Governo do Estado está ao lado de vocês. Estamos aqui com quatro secretarias que dialogam diretamente com a demanda da juventude”.

Estela Bezerra parabenizou o formato do festival pela criatividade, mais aberto, com possibilidade de inovar. “A gente vem aqui como um bom ouvinte para aprender junto com vocês e dizer que nosso caminho não começa hoje, é uma jornada constante de transformação”.

Boas notícias – A secretária de Comunicação informou aos jovens presentes em Cabaceiras que recentemente a educação na Paraíba teve boa indicação na avaliação do Pisa. “Nós somos o melhor estado do Nordeste no Pisa e somos o estado que mais diminuiu o número de analfabetos no nosso território e essa ação continua, é um desafio”.

Estela também destacou o selo de qualidade conquistado pelo Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, reconhecimento que praticamente só é conquistado por hospitais privados. “Hoje é o hospital público que garante o melhor atendimento aqui na Paraíba porque a gente tem a coragem de fazer a mudança e a humildade de construir junto com a sociedade e com vocês, jovens de nossa terra”.

O prefeito de Cabaceiras, Luiz Aires, desejou as boas vindas aos jovens e ressaltou que investir na educação é uma das formas das pessoas atingirem a igualdade. Disse ainda que os jovens devem aproveitar essa bela fase da vida mas que também levem a sério os estudos para que construam um futuro promissor.

Para o secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira, o festival da juventude está se firmando como evento que objetiva reunir jovens para promover grandes debates, nas áreas de educação, comunicação, cultura, economia solidária, temas nacionais, entre outros. Tibério ressaltou que a formatação do evento foi construída em parceria com a sociedade civil, com destaque para a Rede de Jovens do Nordeste.

A professora Kátia Laurindo, da cidade de Patos, levou a Cabaceiras 20 jovens de cinco escolas. “A experiência está sendo fascinante, com oficinas, e os jovens precisam conhecer outras culturas e o festival tem essa papel”. Mateus Vilar, 14 anos, é da delegação de Patos e se inscreveu pela internet. “Esse festival nos faz crescer como cidadãos”.

Fátima Borba integra a Rede Juventude Nordeste e avalia que o festival tem grande importância para os jovens paraibanos. “A gente interage com o Governo do Estado e aqui temos um espaço de diálogo, de construção de políticas públicas para a juventude de diversas etnias”.

O festival – O evento, que também tem a realização da Prefeitura Municipal de Cabaceiras, é uma ação educativa com ênfase cultural, mobilizadora, política e de economia solidária das diversas expressões juvenis do Estado da Paraíba.

Aberto na quinta-feira (12), o III Festival da Juventude Paraibana segue até domingo (15). Neste sábado (14), a programação continua com oficinas, mostra de audiovisual e shows culturais. No domingo, às 9h, haverá a leitura da Carta de Cabaceiras. Em seguida acontece a feira da economia solidária e da produção das oficinas. O festival se encerra à tarde com um ato público nas ruas de Cabaceiras. Paralelo ao festival, acontece a IX Cabaceiras Mostra Cultura, evento da prefeitura local.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo