Educação

Guarda Civil Municipal inicia nesta terça-feira o Projeto ROPE nas escolas

Começam nesta terça-feira (10), nas escolas municipais Lourdes Ramalho  e Lafayete Cavalcanti (turno da manhã), Rômulo Gouveia e Advogado Otávio Amorim (turno da tarde), as atividades da ROPE – Rondas Preventivas Escolares – por uma cultura de Paz nas Escolas, com a coordenação da Guarda Civil Municipal. Os guardas Monaliza e Alcântara, serão responsáveis pela palestra “ROPE: Por uma cultura de paz nas escolas”.

O projeto Rondas Preventivas Escolares é direcionado aos alunos do 5º ano das escolas participantes. A cada abertura do ciclo de palestras a Guarda Civil Municipal convida representantes da Secretaria de Educação, pais ou responsáveis. O comandante da Guarda Civil Municipal, Rodolfo Emanuel informa que 7.160 estudantes serão acompanhados pelo Projeto ROPE, sendo 3.322 do 6º ao 9º ano mais o pessoal do EJA, com palestra relacionada a prevenção das drogas, e 3.838  com alunos do Pré ao 5º ano acompanhados pelo Ciclo de Palestras e com os Fantoches em Ação.

O início das atividades com os Fantoches em Ação está previsto para a tarde do dia 27 de março, na Escola Municipal Dr. Assis Chateaubriand, com a peça “Bulling”. Neste primeiro semestre participam da ROPE as seguintes escolas municipais: Tiradentes, Dr. Chateaubriand, Santo Antônio (Promoção Humana), Lions Prata, Advogado Otávio Amorim, Félix Araújo, Padre Antonino, Roberto Simonsen, Alice Gaudêncio, Gracita Melo, Antônio A. de Araújo, Lourdes Ramalho e Rômulo Gouveia (no conjunto habitacional Aluízio Campos). Cada ciclo conta com 10 palestras abordando os seguintes temas: ROPE: por uma cultura de paz nas escolas; Apresentação da instituição Guarda Municipal; Violência Física, Verbal e Psicológica;

Criminalidade; Vandalismo; Desacato; Furto e outros; Drogas lícitas e ilícitas; Ética e Cidadania; Direitos e deveres da criança e do adolescente; MOTIVAÇÃO: A sociedade do futuro. Além de uma gincana abordando o tema “Aprender a conviver em grupo”. Ao final do ciclo de palestra é realizada uma confraternização entre as escolas participantes e alunos para a entrega dos Certificados de participação.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo