Economia

Guedes diz que reeleição foi maior erro político do País

O ministro da Economia, Paulo Guedes, admitiu, à Jovem Pan, que o clima eleitoral acaba afetando o avanço da agenda econômica e que o “componente político vai diminuindo o vetor liberal” do governo. “Fica uma fixação de reeleição o tempo inteiro”, disse Guedes, que classificou a aprovação da mudança na Constituição para garantir a reeleição como “o maior erro político que já aconteceu no País”.

“Quando foi criada a emenda de reeleição, no primeiro ano, todo mundo fala: podemos fazer alguma coisa. No segundo ano, agora tem eleições municipais. No terceiro ano: ah, mas você tem de fazer tudo agora, porque o quarto ano já é o ano de eleição e não dá tempo. Aí o quarto ano, bom esse ano é de eleição. Então, fica quase que uma fixação de reeleição o tempo inteiro”, disse o ministro do governo de Jair Bolsonaro, que pretende se candidatar à reeleição no ano que vem.

Durante a entrevista, Guedes também disse que o presidente tem feito “60%” do que ele pede em relação à economia, mas avaliou o movimento como natural da política. “O presidente diz que fazia 99% do que eu pedia e agora faz 98%. Eu digo ao presidente que ele está fazendo 60% do que eu peço, e é natural, é da política”, disse o ministro. “Eu não entendo de política, sou economista tentando fazer o melhor possível”, afirmou.

O ministro também rechaçou críticas de economistas que apontam riscos de uma “estagflação” no Brasil – período em que há inflação elevada mesmo sem crescimento econômico. “Que conversa é essa?”, disse Guedes, emendando que o Brasil está “há 30 anos” sem exibir crescimento econômico pujante.

 

Notícias Ao Minuto Brasil

Foto: © Getty Images

 



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo