Saúde

IBCC inaugura serviço de Genética em Oncologia para a prevenção do câncer

O Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) acaba de inaugurar o Serviço de Genética em Oncologia (ambulatório), que tem por objetivo identificar pacientes e seus familiares em risco para as síndromes hereditárias relacionadas ao câncer, que predispõe os pacientes portadores a um alto risco de desenvolver tumores ao longo da vida. “Essas síndromes se caracterizam pela ocorrência de vários casos de câncer na família, diagnóstico de câncer em idade jovem em comparação à população geral e ocorrência de tumores raros ou bilaterais”, explica a geneticista do IBCC, Daniele Paixão Pereira. 

O Serviço é indicado para pacientes que apresentam características pessoais e/ou familiares sugestivas de hereditariedade, como vários casos de câncer em familiares próximos, tumores em idade jovem (abaixo de 50 anos) ou múltiplos tumores primários em um mesmo indivíduo. “Em algumas famílias, as pessoas podem ter herdado genes que sofreram alterações, chamadas de mutações e por isso estão predispostos a um maior risco de desenvolvimento de câncer”, revela a médica.

Para ter acesso ao Serviço, o paciente possui dois caminhos. Um é por meio de encaminhamento médico para posterior avaliação com o geneticista. A outra forma, o próprio interessado pode procurar um médico geneticista. Na consulta, o especialista em Oncologia Genética realiza o chamado aconselhamento genético, processo pelo qual é feito um levantamento do histórico pessoal de câncer do paciente e de seus familiares e, caso haja indicação, é oferecido ao paciente a opção de realizar o teste genético, sendo explicado o que é o exame, como é realizado e a implicação dos resultados. “Uma vez identificado os portadores, é possível adotar estratégias específicas para o acompanhamento desses pacientes, favorecendo o diagnóstico precoce de câncer, além de estratégias para redução de risco”, afirma Daniele.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo