Artigo

Importância do monitoramento da irrigação para potencializar a produtividade da água na produção de café arábica – Por Gabriela Terra

A irrigação é uma ferramenta que vem auxiliando cada vez mais os cafeicultores a produzirem mais sacas de café utilizando menos milímetros de água, somando chuva e irrigação. Todavia, é indispensável e muito importante o monitoramento e gestão da irrigação. O monitoramento da irrigação consiste em determinar a quantidade e o momento correto de irrigação viabilizando o uso de água, defensivos, energia elétrica, mão de obra, contribuindo no uso racional dos recursos naturais e redução de custos da propriedade. É uma inter-relação entre solo, planta, água e atmosfera, e quanto mais informações o produtor obtiver mais assertiva será sua tomada de decisão.

A irrigação detém inúmeras tecnologias de monitoramento, a começar pelos sensores de solo, como sensores volumétricos de solo, que mensuram a porcentagem de água no solo, tensiômetro, que informa a tensão de água no solo e estações meteorológicas, que somam inúmeras informações de clima como chuva, evapotranspiração, temperatura, velocidade do vento e ponto de orvalho.

Para monitoramento das plantas contamos com dendrômetro, sensores de planta que utilizam como princípio a medição da tensão exercida pelo crescimento da planta, projetado para medidas contínuas da circunferência das árvores com alta precisão.

Sabe-se o quanto complexo é para o produtor gerenciar sua produção antes e depois da porteira. Tendo isso em vista, com o propósito de facilitar esse monitoramento, coleta de informações, análise de dados e tomada de decisão, a Netafim, empresa líder e pioneira em irrigação por gotejamento, desenvolveu a tecnologia 4.0 de irrigação chamada Netbeat. Primeira solução digital vem integrar todas essas informações, facilitando assim o dia-dia do produtor, tendo na palma de sua mão o controle, análise e monitoramento das suas operações de irrigação e fertirrigação, facilitando assim também a gestão de relatórios para fins de certificação e a tomada de decisão de quando e quanto irrigar de forma mais rápida. É a tecnologia a favor do gerenciamento da irrigação, facilidade e aumento de produtividade garantidos.

 



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo