Educação

Inscrições para ingresso na UFSCar em 2020 devem ser feitas de 21 a 24 de janeiro

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) publicou no dia 10 de dezembro o edital (http://bit.ly/2t0WjSO) de ingresso nos cursos de graduação presenciais em 2020. O edital contém o cronograma de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e, também, o calendário completo das demais chamadas que serão feitas diretamente pela Universidade. Estarão disponíveis, ao todo, 2.893 vagas em 64 opções de cursos, distribuídas entre os campi São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino. O edital está disponível em www.ufscar.br.

O Ministério da Educação (MEC) já informou que, logo após a divulgação dos resultados do Enem 2019, estudantes interessados nas vagas deverão acessar o site do SiSU (http://sisu.mec.gov.br), entre os dias 21 e 24 de janeiro, para realizar a inscrição, escolhendo até duas opções de curso (primeira e segunda opções), que podem ser inclusive para vagas na mesma universidade. No entanto, o estudante que for convocado na primeira chamada, mesmo que no curso de segunda opção, não poderá colocar o nome em listas de espera, independentemente de ter realizado a matrícula na instituição de ensino.

Para cada uma das opções, o estudante deverá indicar a modalidade de concorrência, de acordo com o estabelecido pela Lei nº 12.711/2012, que trata da reserva de vagas nas instituições federais de ensino para estudantes que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas da rede pública, com metade dessas vagas reservadas àqueles que tenham renda bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita. Na divisão das vagas pelo critério de menor ou maior renda, também é aplicada a reserva para pessoas que se autodeclaram pretas ou pardas e para pessoas com deficiência.

Em relação às modalidades de reserva de vagas da Lei nº 12.711/2012 para pessoas negras (pretas ou pardas), o edital da UFSCar também contém o detalhamento sobre o procedimento de verificação da autodeclaração de raça e cor, que tem sido feito desde o ano passado, em consonância com princípios expressos em normativas que tratam da mesma temática no âmbito de concursos públicos e conduzido pela Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE) da UFSCar.

Antes de realizar a inscrição no SiSU, os estudantes interessados em ingressar na UFSCar devem verificar no edital toda a documentação que será exigida para comprovar a modalidade de concorrência escolhida no âmbito das vagas reservadas por Lei. Além disso, devem conferir os prazos de inscrição – de 21 a 24 de janeiro –  e as datas de divulgação dos resultados e matrículas para cada uma das chamadas definidas pela UFSCar.

Outras informações podem ser obtidas por meio de contato com a Coordenadoria de Ingresso na Graduação (CIG) da UFSCar (www.ingresso.ufscar.br), pelo telefone (16) 3351-8152. No canal do YouTube do Ingresso UFSCar (http://bit.ly/2LFe6ph) o candidato também pode conhecer detalhes sobre os cursos, procedimentos para preenchimento do formulário econômico e sobre a autodeclaração de raça/cor.

CCS-UFSCar



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo