CotidianoDestaques

Instituto Solidarium e Funetec formam parceria inédita para a realização do Festival de Inverno de Campina Grande

 

Realizada nesta terça-feira (16) a assinatura do acordo de cooperação técnica entre o Solidarium – Instituto de Arte, Cultura e Cidadania e a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec-PB) para a realização das edições de 2024 e 2025 do Festival de Inverno de Campina Grande (FICG). O evento, na Casa Memorial Severino Cabral, reuniu representantes do Festival e também da Funetec.

A parceria busca oferecer um suporte gerencial e administrativo da Fundação para as atividades do Festival de Inverno, bem como auxiliar o Solidarium na captação de recursos para a realização do evento. Rodrigo Barreto, superintendente da Funetec, explicou que trazer o FICG para a Fundação representa um marco histórico. “Nós temos a honra e o privilégio de trazê-lo para o nosso eixo de gestão de projetos de cultura a partir de agora. Estamos firmando hoje um termo de cooperação no sentido de que possamos dar as mãos mesmo, ampliar o alcance da captação de recursos, e sobretudo, na gestão administrativa e financeira desses recursos, o que envolve toda a logística do evento, as eventuais contratações do festival na 49ª edição neste ano, mas principalmente, na edição de número 50 no ano que vem”.

Para Eneida Agra Maracajá, presidente do Instituto Solidarium, essa parceria é importante porque a partir de agora “o festival ganha mais um suporte para a sua realização. Um festival como este, que começou na ditadura militar e de uma longevidade significativa, o mais antigo do Nordeste, não pode deixar de ser realizado. A Funetec vem somar neste momento em que vamos comemorar os 49 anos do evento e 50 anos do Festival Nacional de Teatro, evento realizado em 1974 e que deu origem ao Festival de Inverno de Campina Grande, um ano depois”, lembrou Eneida.

Em 2024, o FICG comemora 49 anos de existência com uma programação que ao longo de décadas contempla não somente apresentações de espetáculos e shows, mas também a formação artística por meio de oficinas e cursos, bem como a realização de pesquisas nas diferentes expressões culturais. O Festival de Inverno é uma realização do Instituto Solidarium em parceria com a Prefeitura Municipal de Campina Grande e este ano será realizado de 16 a 24 de agosto.

Assessoria de Comunicação



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo