Cotidiano

Instrutores da STTP capacitam soldados do 31º BIMtz em pilotagem de motos

Capacitação acontece desde 2019 e objetiva diminuição de acidentes envolvendo militares do Exército

O Corpo de Instrutores de Pilotagem da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), realizou, nesta quarta-feira, 24, mais uma etapa do projeto “Piloto Legal”, Curso de Pilotagem de Motocicletas Nível I, com o encerramento de mais uma capacitação para um grupo de 30 soldados do 31º Batalhão de Infantaria Motorizada (31º BIMtz), sediado em Campina Grande. O treinamento foi iniciado na última terça-feira, 23, e foi conduzido por uma equipe de agentes motorizados, da STTP.

O projeto “Piloto Legal” tem como público alvo qualquer interessado que possua CNH categoria “A”, dentro da validade, e que tenha motocicleta e capacete e desde 2019, graças a uma parceria com o 31º BIMtz, a STTP vem capacitando soldados da corporação, com o objetivo de reduzir o número de acidentes envolvendo militares do Exército, em Campina Grande.

Para este tipo de capacitação, os agentes estão utilizando motocicletas com 300 cilindradas, que possibilitam aos soldados motociclistas vivenciarem as mais variadas situações do trânsito e se condicionar a reagir de forma segura. A utilização do aprendizado nesse curso, vai desde o primeiro contato com a moto até a assimilação dos exercícios e avaliação de comportamento pós-treinamento, buscando aprimorar as técnicas de pilotagem e desenvolvendo habilidades na condução segura da motocicleta, para poder enfrentar, com mais segurança e desenvoltura, situações encontradas no trânsito.

De acordo com o agente de trânsito e instrutor Jefferson Farias, a capacitação foi realizada em duas etapas, sendo pela manhã com curso teórico e à tarde, aulas práticas no próprio pátio do quartel. “Esse curso é uma renovação de parceria entre as duas instituições e objetiva capacitar e conscientizar a todos os participantes para um trânsito mais seguro”, disse.

Sem custo para os participantes, o projeto “Piloto Legal” abordada Inspeção preventiva; Equipamentos de proteção; Legislação de trânsito; Postura de pilotagem; Pilotagem com passageiro; Técnicas de frenagem; e Postura em Curvas.

As aulas teóricas abrangem temas que tornam a pilotagem mais segura e defensiva, além dos principais pontos da legislação de trânsito relativos a motocicletas. A aula prática foca em ensinamentos de técnicas que visam a corrigir vícios e posturas que interferem negativamente na pilotagem, causados por imperícia.

Com o projeto “Piloto Legal” os agentes da STTP já formaram mais de 600 motociclistas de órgãos públicos, prefeituras, motoclubes e empresas particulares, a exemplo de turmas de alunos da Alpargatas, e de soldados e recrutas do próprio 31º BIMtz. Ao final de cada curso, é solicitado ao aluno o preenchimento de uma ficha, onde são avaliados o treinamento e os instrutores.

Para informações adicionais sobre a realização do projeto, ou quem tiver interesse em agendar para participar, a STTP disponibiliza o telefone de atendimento à população, (83) 3341-1517, e o site www.sttp.campinagrande.pb.gov.br.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo