Inverno: momento de dar mais atenção ao carro e garantir segurança

aA estação do frio chegou e com ela seu carro passa a exigir mais atenção para evitar desgastes e situações imprevistas que podem implicar na segurança que o veículo oferece.  Entre os itens a se observar, o mais importante é redobrar a atenção com a bateria, que é mais exigida em dias frios. 

“Se a bateria estiver com meia vida, o motorista poderá ter problemas. É indicado que se procure um autoelétrico de confiança para avaliação desse componente a fim de não ser pego de surpresa”, comenta Igor Felix da Silva, gerente de atendimento da Jocar, rede de lojas especializada em peças e acessórios automotivos. Segundo ele, durante o inverno o aumento a venda de baterias chega a aumentar em 20%.

Para reduzir riscos em trechos de neblina, que costumam se intensificar durante o inverno, os itens de visibilidade do carro precisam de atenção especial. O reservatório do limpador de para-brisa precisa ser mantido com detergentes específicos. A troca de palhetas, quando estão velhas ou cortadas, deve ser feita sistematicamente, visto que elas podem riscar o para-brisa com a sujeira acumulada no dia a dia.

A substituição regular de lâmpadas e faróis, além de relevante, também pode evitar multas. “Um dica é sempre ter lâmpadas reserva no porta-luvas. Assim, muitas vezes, o próprio motorista pode fazer a substituição ou tornar a solução do problema mais rápida”,  observa Felix.

E, por último, uma informação que pode ajudar muito. Se o carro for flex ou a álcool,  é importante manter o reservatório de partida abastecido com gasolina. “Isso facilita as partidas pela manhã, quando o motor do carro ainda está frio”, finaliza o gerente.

Jocar: www.jocar.com.br



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo