DestaquesSaúde

ISEA garante teste do olhinho para recém-nascidos do Instituto e de outras maternidades

Um dos principais exames a serem realizados, logo após o nascimento de uma criança, é o teste do olhinho. O procedimento é simples, mas de uma importância gigantesca, pois ajuda a diagnosticar diferentes problemas oftalmológicos. Em Campina Grande, os bebês têm acesso ao procedimento de forma gratuita no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA).

O procedimento deve ser realizado preferencialmente nos primeiros 30 dias de vida do bebê. Os recém-nascidos da própria maternidade do ISEA fazem o teste na unidade mesmo, no alojamento. Os internos da UTI neonatal fazem acompanhamento com oftalmologista e realizam o teste na própria UTI.

Já as mães que tiveram bebês em outras maternidades devem buscar o encaminhamento na Unidade Básica de Saúde, na qual são atendidas, para realizar o teste no filho também no ISEA. O exame é feito de segunda à sexta-feira, conforme agendamento realizado por meio do Sistema de Regulação (Sisreg).

O teste do olhinho pode detectar doenças como a catarata congênita, graus elevados de hipermetropia, miopia e até tumores, como explica a pediatra do ISEA, a médica Maria das Graças Aguiar. “O teste do olhinho é um exame de triagem neonatal que deve ser realizado pelo médico pediatra até os 30 dias de vida, por orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria, juntamente com o Ministério da Saúde. Caso não seja feito nos primeiros 30 dias de vida, deve ser realizado pelo médico oftalmologista”, explicou.

Por mês são realizados mais de 600 exames. “Esse exame é para detectar alguma anormalidade que o olhinho da criança tenha, seja uma catarata congênita ou tumores. E, se for detectada alguma anormalidade, o bebê é encaminhado para o oftalmologista. É super importante que seja realizado esse exame, do mesmo jeito que são importantes os testes da orelhinha e do pezinho”, finalizou a médica Maria das Graças.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo