NotíciasSaúde

Isea promove semana de humanização da assistência ao parto

isea_parturientesA Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande realiza, através do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), a 1ª Semana de Humanização da Assistência ao Parto. O evento acontece de 03 a 09 de julho, reunindo profissionais de saúde, doulas, movimentos sociais vinculados ao cuidado com a saúde da mulher e grupos de gestantes. A programação conta com curso, palestras e debates com especialistas.

A abertura será no auditório da Sociedade Médica de Campina Grande, local onde também será realizado o curso de humanização e assistência ao parto, que acontece de 03 a 05 de julho. O curso terá a participação de professores convidados de outros estados, a exemplo de Leila Katz, Daniella Gayoso Isabela Coutinho, Flávia Vila-Chan e Tatianne Frank, vindas de Pernambuco, e João Paulo Souza, de São Paulo.

As inscrições são gratuitas e serão realizados no local do evento. O curso vai discutir temas como história e filosofia da humanização do parto, o papel da doula no apoio contínuo de intraparto, métodos não farmacológicos de alívio da dor, equipe transdisciplinar para assistência ao parto, parto vaginal após uma ou mais cesáreas, parto domiciliar e autonomia e direitos reprodutivos.

Na quinta-feira, 03 de julho, haverá o debate “humanização do parto no setor público e no setor privado”, com a participação da promotora Adriana Amorim, coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde do Ministério Público da Paraíba (MP-PB). Na mesma data, às 20h, haverá a exibição do documentário “O renascimento do parto”.

A partir do sábado, a programação continua no Isea, onde serão realizadas atividades práticas de capacitação. Nos dias 05 e 06 haverá os plantões do parto humanizado no Isea. Já na segunda serão realizadas atividades sobre os temas “Hands-on em obstetrícia” (somente para médicos), fórceps e distocia de ombro. Na segunda-feira, a partir das 14h, serão discutidos temos como técnica de cesariana e técnicas atuais de manejo para hemorragia pós-parto.

A 1ª Semana de Humanização da Assistência ao Parto será encerrada com a realização do I Fórum Perinatal da Região Metropolitana de Campina Grande, reunindo representantes de outros municípios da região. O fórum acontece no auditório do Conselho Municipal de Saúde, no bairro da Liberdade.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo