Política

João Dantas é palestrante em seminário sobre o Cangaço no estado de Alagoas

O vereador João Dantas que também é pesquisador do cangaço, historiador, poeta cordelista e dramaturgo, participará como o principal palestrante do Seminário Sertão Cangaço, que será realizado entre os dias 26, 27 e 28 no município de Piranhas no estado de Alagoas.

O seminário realizado pela Prefeitura de Piranhas é considerado um dos principais eventos do sobre o Cangaço no Brasil. Contando com uma programação recheada de palestras, produções audiovisuais,  mesas redondas., além de visitas em locais históricos do ciclo do cangaço.

João Dantas fará a palestra de abertura do evento terá o tema ”Sertão, Cangaço e Cultura”. No segundo dia de evento, Dantas participará de uma Mesa Redona com o tema “O Cangaço e a História Oral” ao lado dos pesquisadores; Aderbal Nogueira (Fortaleza-CE), Wescley Roodrigues (Cajazeiras-PB), Afonso Dacal (Rio Largo-AL) e Jairo Oliveira (coordenador do evento).

João Dantas possui uma grande trajetória cultural; foi ator, autor e diretor teatral, produtor musical e poeta popular; compositor de algumas músicas, a exemplo de “São João Tá Diferente (Bom Só Só)” e “Chernobyl”. João é membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, ocupando a cadeira número 20, cujo o patrono é o cordelista Manoel D’Almeida Filho.

A Academia Brasileira de Literatura de Cordel é entidade cultural permanente, fundada em 1988 e sediada no Rio de Janeiro, abrigando em seus quadros de Acadêmicos e Beneméritos os mais ilustres e representativos escritores da Literatura de Cordel, assim como destacados admiradores desta genuína expressão oral e escrita da Língua Portuguesa.

João Dantas é o fundador e presidente de honra da Academia Paraibana de Literatura de Cordel. Recentemente João Dantas foi empossado como membro do Instituto Histórico de Campina Grande, recebendo o diploma das mãos do presidente Wanderley de Brito.

 ascomjoaodantas@gmail.com



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo