Paraíba

João Pessoa recebe a Caravana da Simplificação

Com o slogan “Pense Simples”, o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, defende facilidades aos micro e pequenos empreendedores brasileiros

João Pessoa será a próxima cidade a receber a Caravana da Simplificação, evento promovido pelo ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, que lança oficialmente a Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

Agendado para a próxima terça-feira (20), às 10h30, no auditório do Sebrae, o evento vai explorar o tema Mobilização pelo Novo Simples Nacional e pela Redesim, com objetivo de promover o debate para uma legislação diferenciada para os pequenos empreendedores.

A Caravana percorre todas as Unidades Federativas do país. A ideia é reforçar o apoio do Estado às políticas públicas que beneficiam os pequenos negócios. Paraíba é o 20º estado a receber a comitiva da Secretaria.

O objetivo da presença do ministro nos estados é fortalecer os Fóruns estaduais e transformar o ambiente de negócios das micro e pequenas empresas (MPE) brasileiras, com desoneração tributária, desburocratização do processo de abertura e fechamento de empresas, e do cumprimento das obrigações acessórias e de apoio ao aumento da competitividade do segmento.

No dia 7 de maio, o texto base do Projeto de Lei Complementar 221/12 foi aprovado por unanimidade pelo Plenário da Câmara dos Deputados. As alterações do Novo Simples Nacional vão permitir que as empresas sejam classificadas pelo faturamento e não mais pelos setores que atuam. Permitirá também que a substituição tributária seja limitada ou tenha um abatimento na íntegra para as empresas de pequeno porte.

Já a Redesim é um sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização em todas as Juntas Comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia aos micro e pequenos empreendedores. A iniciativa tem como objetivo reduzir o prazo do processo dos atuais 150 dias para, no máximo, cinco dias.

O ministro vai visitar todos os estados para prepará-los para a adesão à rede do Portal da Redesim. A campanha Pense Simples vai motivar os órgãos públicos de todos os âmbitos para simplificar procedimentos e facilitar a vida do cidadão e do empreendedor.

 

Outro ponto da Redesim é o registro único. Com isso, a identidade da empresa será exclusivamente o número do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), eliminando o registro no município, no estado e em outros órgãos, com o objetivo de suprimir a repetição de informações que aumenta a burocracia.

O ministro falará com a imprensa, às 10h15, antes da abertura do evento.

Serviço:

Caravana da Simplificação e Mobilização pelo Novo Simples e Redesim

Data: 20/05/2014

Coletiva de imprensa:10h15

Horário:10h30

Local: Auditório Sebrae, Avenida Maranhão, 983, bairro dos Estados, João Pessoa-Paraíba



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo