Paraíba

Lei Seca flagra 56 e prende três no desfile do bloco Muriçocas do Miramar

Cinquenta e seis motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito do álcool e três foram presos, na noite dessa quarta-feira (26), durante e após o desfile do bloco Muriçocas do Miramar, quando três equipes da Operação Lei Seca montaram barreiras de fiscalização em pontos diferentes da capital paraibana.

Um dos presos foi o condutor Danielyson Araújo Nobre, que ao ser abordado por agentes de uma barreira policial montada na Avenida João Câncio, no bairro do Manaíra, tentou fugir em disparada, colidiu com outro veículo e bateu no muro de uma casa.

Durante  a noite da chamada quarta-feira de fogo até a manhã desta quinta-feira (27) foram aplicados 771 testes do bafômetro.

A ação realizada durante o desfile do bloco Muriçocas do Miramar faz parte de um plano operacional elaborado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Batalhão de Policiamento de Trânsito (Bptran) para a Folia de Rua e o Carnaval.

O plano começou a ser executado na abertura da prévia Folia de Rua, no dia 20 de fevereiro, e de lá para cá já foram aplicados 1.950 testes. Neste período, foram registrados 138 flagrantes e nove prisões por embriaguez ao volante.

Nesta sexta-feira (28), durante o desfile do bloco Cafuçu, será executada uma ação especial para grandes eventos.

No carnaval, as equipes da Operação Lei Seca estarão se  deslocando para os locais com maior concentração de foliões e realizando fiscalizações também em parceira com a Polícia Rodoviária Federal. No interior do Estado, as ações pelo cumprimento da lei seca contam com o apoio dos Batalhões da Polícia Militar e dos órgãos municipais de trânsito.

Capacitação – Na tarde dessa quinta-feira (27), os agentes lotados na Divisão de Policiamento de Trânsito do Detran estarão participando de um curso de capacitação.

“A ideia é tornar as abordagens cada vez mais seguras e humanas, de modo que o contato corpo a corpo com condutores e passageiros seja um momento de conscientização dos riscos da mistura álcool e direção”, disse o diretor de Engenharia de Trânsito do Detran, Fábio Câmara.

Ele lembra que, quase sempre, as ações repressivas  da Operação Lei Seca ganham o reforço da equipe da Divisão de Educação para o Trânsito do Detran, a fim de que seja feito este trabalho de conscientização com a distribuição de mensagens educativas.

O  major Rochester Vale, chefe da Divisão de Policiamento de Trânsito do Detran e coordenador da Operação Lei Seca, adiantou que, durante o curso, também será feito um treinamento especial para as abordagens que serão realizadas no período do carnaval, orientando os agentes em como lidar com condutores dentro do clima da folia e com maior risco de embriaguez, considerando que, para os 60 agente de trânsito aprovados no concurso público do Detran e nomeados em julho do ano passado pelo governador Ricardo Coutinho, esta será a primeira atuação durante o carnaval.

O treinamento será iniciado às 15h, no auditório da Escola Pública de Trânsito, na sede do Detran, no bairro de Mangabeira.

Balanço – De primeiro de janeiro a 26 de fevereiro, a Operação Lei Seca já flagrou 634  condutores sob o efeito do álcool e 46  foram presos. Só no mês de fevereiro já foram registrados 346 flagrantes, com 24 prisões.

Desde que foi criada, em 21 de setembro de 2012, a Lei Seca flagrou 3.774 motoristas alcoolizados e 440 chegaram a ser presos. Neste período foram abordados 55.579  veículos e aplicados 53 mil testes do bafômetro.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo