Nacional

Livro de coordenador do relatório do IPCC mostra impactos das mudanças climáticas no Semiárido brasileiro

Na última quinta-feira, dia 8 de agosto, foi divulgado o novo relatório do painel climático da ONU sobre mudanças climáticas e uso da terra.

O Semiárido brasileiro é a região do País mais afetada pelo processo de mudanças climáticas. O Livro “Um século de secas” (Editora Chiado, Portugal), do pesquisador brasileiro Humberto Barbosa, mostra os impactos das mudanças climáticas previstos para o Semiárido brasileiro.

O autor do Livro “Um século de secas” foi o único brasileiro selecionado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) para participar como coordenador de um dos capítulos do relatório, que trata da degradação da terra. Ele também participou da elaboração do sumário final do relatório para orientar políticas públicas.

A desertificação, a garantia dos meios de subsistência locais pelas comunidades mais vulneráveis, a disponibilidade de água potável, em um cenário de mudanças climáticas e de intensificação da seca, estão entre os maiores desafios apontados pelo especialista para a região.

No Livro “Um século de secas”, o pesquisador buscou as principais lições da história das políticas públicas no Semiárido brasileiro para orientar a gestão da seca e minimizar os impactos das mudanças climáticas nos dias atuais.

no-reply@mail.letrasambientais.com.br



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo