Artigo

Livro de poesias que mostra retrato da seca é lançado na Paraíba

O superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na Paraíba, Gustavo Guimarães, lançou, nesta quinta-feira (5), o livro “Versos Ressequidos – Retrato Poético da Seca”. A obra teve o apoio da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O lançamento aconteceu na sede da Academia Paraibana de Letras (APL).

O livro apresenta um retrato do sofrimento da população que vive no Sertão paraibano, expressando as limitações causadas pela seca. O apoio do Poder Legislativo foi proporcionado através da campanha “SOS Seca”,  iniciativa dos parlamentares que visitaram as cidades afetadas pela seca e solicitaram ações emergenciais e duradouras para solucionar o problema.

Segundo o autor Gustavo Guimarães, a obra, que foi lançada dentro das ações do projeto “Por do Sol Literário”, fala do sofrimento do sertanejo na luta pela sobrevivência. “Falo da seca vista pelo olhar do homem do campo, trabalhador. Através da poesia tento mostrar este sentimento que é enfrentar toda a dificuldade da falta de chuva, entre outros tantos problemas”, explicou.

O presidente da Frente Parlamentar de Combate à Seca, deputado Assis Quintas (Democratas), esteve presente no evento e destacou a importância da produção.

“A Assembleia tem contribuído com iniciativas culturais, pois quem melhor representa o sentimento do povo são os poetas, os repentistas, que sabem externar através de versos. O livro de Gustavo tem fundamental importância para a história da Paraíba e a preocupação da ALPB com a seca foi um dos motivos que levaram ao apoio”, disse o deputado.

Durante discurso, o autor Gustavo Guimarães agradeceu à Casa Legislativa pela contribuição. “O Legislativo abraçou minha idéia.  Foi uma iniciativa para chamar atenção para os problemas do homem do campo. A força da Casa foi fundamental para que a obra se concretizasse”, destacou. Estiveram presentes familiares, jornalistas, autoridades políticas, escritores e amigos.

Sobre o autor – Gustavo Guimarães é formado em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). É professor no curso de Direito e exerce o cargo de superintendente regional da Companhia Nacional de Abastecimento da Paraíba (Conab). Esse é o primeiro livro escrito por ele. A publicação é da Chiado Editora.

Texto: Alexandre Kito



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo