Cotidiano

Maior São João do Mundo homenageia profissionais de imprensa  

O ‘Maior São João do Mundo’, que será aberto na noite desta sexta-feira (06), e que se estenderá até o dia 06 de julho, vai prestar significativas homenagens póstumas aos jornalistas Águeda Cabral e Joel Carlos, com seus nomes na Vila da Imprensa e na Central de Radiojornalismo, que espaços funcionarão durante os trinta dias da festa, servindo de apoio aos profissionais de imprensa que farão a cobertura do evento.

A Vila da Imprensa, idealizada na gestão do então prefeito Cássio Cunha Lima, pelo jornalista Laércio Cirne, e se constitui em mais um atrativo na área do Parque do Povo, oferece toda a infraestrutura necessária, às emissoras de televisão e rádio e portais de notícia, que acompanham diariamente todos os shows, com  entrevistas a autoridades e artistas, diretamente do “Quartel General do Forró”.

Repórter Junino – A homenagem prestada à professora Águeda Cabral associa-se às comemorações dos 10 anos do projeto ‘Repórter Junino’, por ela idealizado e que tem a coordenação dos professores Fernando Firmino e Arão Azevedo, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

O projeto conta com a participação de 50 alunos do curso de Comunicação Social da UEPB e de 10 estudantes do curso de Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Está disponível para acesso através do endereço eletrônico www.reporterjunino.com.br, disponibilizando notícias multimídia, entrevistas e reportagens exclusivas produzidas pela equipe.

Desde 2004, o projeto já envolveu mais de 900 alunos em suas atividades e vem desempenhando um papel significativo para a formação dos graduandos, servindo como laboratório para a prática do jornalismo digital, tendo o São João como oportunidade de colocar em prática a aprendizagem e, ao mesmo tempo, uma abertura para compreensão da cultura junina. Em 2010, foi apontado como um dos melhores exemplos de laboratório de ensino e práticas de jornalismo digital no Brasil, no livro “Mapeamento do Ensino do Jornalismo Digital”, publicado pela Rumos Itaú Cultural.

O coordenador de Comunicação do município, José Araújo, justificou a homenagem, com a escolha do nome de Águeda para a Vila da Imprensa, lembrando que “uma pessoa não morre quando a memória de suas obras se mantém viva. O legado de Águeda, o sucesso do Repórter Junino, a mantém viva e presente entre nós”, lembrou.

O presidente da Associação Campinense de Imprensa – ACI, Fernando Soares classificou como justas as homenagens, lembrando a grande contribuição dos dois profissionais ao jornalismo e cultura. “Louvamos a iniciativa da administração e da coordenação do São João, que com o gesto, como forma de reconhecimento pelos serviços prestados pelos dois homenageados ao jornalismo e à cultura paraibana”, ressaltou.

Joel, uma das vozes do rádio paraibano, com atuação em todo o estado, principalmente, deixou a sua marca como um conceituado comunicador e conhecedor da história política e cultural do Estado. O amor e entusiasmo pelo jornalismo e pela vida acadêmica, foram marcos na vida da professora Águeda Cabral, que se destacou também pela absoluta dedicação a importantes projetos pedagógicos e científicos.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo