Releases

Mais de 40 conciliadores tomam posse na Justiça Federal na Paraíba

Cerca de 40 novos conciliadores tomaram posse, na segunda-feira (1º), numa solenidade virtual da Justiça Federal na Paraíba (JFPB), para atuar nos Centros Judiciários de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania de João Pessoa, Campina Grande e na 14ª Vara Federal, localizada em Patos. Além dos empossados, o evento, realizado por meio da plataforma Zoom, contou com a presença dos juízes federais Adriana Nóbrega, Emanuela Mendonça Santos Brito, Rafael Chalegre e de servidores da JFPB.

“Essa posse tem dois significados especiais. Inicialmente por ser a primeira que ocorre de forma coletiva e on-line, envolvendo conciliadores que atuarão em três cidades diferentes. Segundo, por acontecer dois dias depois do aniversário de quatro anos de funcionamento da unidade de João Pessoa.”, ressaltou a magistrada Adriana Nóbrega, coordenadora do Cejusc da Capital. “Que sejam todos bem-vindos e sintam-se integrantes de uma família que trabalha, incansavelmente, pela conciliação.”, completou.

A juíza federal Emanuela Mendonça Santos Brito, diretora do Foro da Subseção Judiciária de Campina Grande, reiterou a mensagem de acolhimento. “A presença de vocês será essencial para o bom funcionamento da Justiça Federal, destacando a empatia e o empoderamento das partes, características típicas da conciliação. Contem sempre conosco.”, afirmou.

“A atuação dos conciliadores junto à 14ª Vara Federal será de fundamental importância. Não há dúvidas de que a autocomposição dos conflitos é a melhor alternativa para a solução de controvérsias, uma vez que possibilita desfecho célere, eficaz e, o mais importante, consensual aos casos trazidos ao Poder Judiciário.”, declarou o juiz federal Rafael Chalegre, titular daquela unidade judiciária.

 O instrutor em formação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Marconi Araújo, supervisor do Cejusc de João Pessoa, também citou a importância da chegada dos novos integrantes. “É muito bom ter a experiência dos conciliadores antigos, que continuam na equipe e compartilham essa prática com os novos componentes, que chegam com muita vontade de colaborar. Percebemos que o grupo que toma posse hoje, ainda durante a formação, mostrou-se bem atuante, engajado com as discussões levantadas no curso de preparação.”, complementou.

Alguns empossados também discursaram no evento, a exemplo de Sarah Lima Rodrigues, que atuará em Campina Grande. “Durante a nossa formação, percebemos que tão importante quanto o conhecimento é o nosso reconhecimento como ser humano. Hoje, estamos concretizando esforços e nos sentimos prontos para nos doar e servir à Justiça Federal e aos cidadãos”, disse.

Ao todo, 39 conciliadores tomaram posse, ficando apenas três para posse em separado, face à justificativa de ausência. Foram 42 convocados neste momento, sendo 14 integrantes para o Cejusc de João Pessoa, 20 para o centro de conciliação de Campina Grande e oito para a 14ª Vara Federal, sediada em Patos.

Assessoria de Comunicação



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo