Medicina 4P Genômica: Conheça os seus genes

foto google
foto google

Com um exame genético, realizado pelo Centro de Genomas®, o paciente passa a ter o perfil detalhado de alguns genes que podem predispor diversas patologias ao longo da vida, inclusive tumores. O laudo do 4P Genômica, contudo, pode auxiliar na prevenção e no tratamento ao propor uma Medicina Personalizada, Preventiva, Preditiva e Participativa.

São Paulo – 14/01/2014 – Nem mesmo Hipócrates, considerado o pai da medicina, que viveu entre 460 a 377 a.C e deixou um legado de conhecimento, imaginava o quanto a medicina evoluiria nos séculos seguintes. Para chegar aos diagnósticos, Hipócrates se baseava em explicações sobrenaturais devido à limitação do conhecimento na época. Atualmente, entretanto, há outras tecnologias respaldadas na ciência à disposição do médico para auxiliar no diagnóstico: o estudo dos genes de cada pessoa, ou seja, a era da Medicina 4P – Personalizada, Preventiva, Preditiva e Participativa.

Quase todas as doenças que acometem a atual sociedade possuem um componente genético, que pode ser preponderante em alguns diagnósticos, como a fribrose cística, hemofilia e alguns tipos de tumores hereditários. Em contrapartida, nas doenças modernas, como diabetes, obesidade e hipertensão, a genética tem uma relevante interação com o ambiente, quer dizer, o modo e estilo de vida, hábito de fumar, alimentação, dentre outros fatores, podem contribuir com a maneira na qual os genes se expressam.

A Medicina 4P Genômica, portanto, é uma das maiores vantagens da medicina moderna, pois trata individualmente cada paciente de acordo com a maneira com que o gene pode se expressar, onde é abolida a prescrição de um medicamento que serve para todos, mas, sim, prioriza-se o medicamento certo, para a pessoa certa e na dose adequada. “Com o estabelecimento da era 4P e com o conhecimento de alguns genes de cada individuo, o médico, por meio de mudanças na alimentação, hábitos de vida e administração de medicamentos personalizados, pode mudar a expressão desses genes, evitando ou retardando, desta forma, a manifestação de algumas patologias”, explica a Dra. Michelle Vilhena, Médica Patologista do Centro de Genomas® – que realiza, com exclusividade, esse tipo de exame no Brasil.

Entenda a medicina dos 4Ps

*Personalizada: O tratamento é único para cada pessoa, porque cada indíviduo posui genes diferentes;

*Preditiva: Consegue-se predizer se o paciente tem tendência a alguma patologia ou vulnerabilidade no seu bem-estar de acordo com o gene que ela tem.

*Preventiva: Segundo o resultado do exame, é possível prevenir patologias ao mudar a expressão de alguns genes, mudando o estilo de vida e a alimentação do paciente, além do uso de medicamentos corretos e individuais que também podem modular a expressão do gene.

*Participativa: Um item bastante importante, pois o paciente deve interagir e participar diretamente das orientações do nutricionista ou do médico.

O exame de estudo dos genes pode ser feito em qualquer época da vida, somente uma única vez. No entanto, quanto mais cedo for realizado, mais aumentam as chances de evitar futuras intercorrências na saúde. “Quanto mais jovem o paciente, melhor. É mais fácil orientar mudanças no estilo e hábito de vida mais cedo, na tentativa de modular a expressão gênica de forma que o paciente seja beneficiado precocemente”, ratifica a Dra. Aderuza Horst, Nutrigeneticista e Consultora do Centro de Genomas.

Centro de Genomas®: atua no mercado de diagnóstico molecular há 10 anos, com uma equipe de profissionais, altamente treinada, para garantir excelência no atendimento aos seus clientes. É considerado um laboratório referência em Medicina Molecular e Genética Avançada para o diagnóstico e monitoramento de Doenças Infecciosas, Genética Humana, Oncologia Molecular e, mais recentemente, Medicina Personalizada, sendo o primeiro e único laboratório a lançar e utilizar o 4PGenômica®.
www.centrodegenomas.com.br

Jornalista responsável:
Rodrigo Hernandes (Mtb-SP 40.598)
Cel: 11-99354-5230
Tels: 11-2061-7919/2061-5709
Av. Paes de Barros, 2659 – cj. 27
CEP 03149-100- São Paulo – SP
rodrigo.hernandes@holdingcom.com.br



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo