DestaquesMundo

Ministro destaca cenário favorável no Brasil para investimentos em infraestrutura

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, se reuniu nesta segunda-feira (30), primeiro dia do roadshow em Madri (Espanha), com representantes de grupos multinacionais que operam portos, rodovias, ferrovias e aeroportos ao redor do mundo. Embasado em dados da economia, Freitas passou mensagem de otimismo com o momento atual e futuro do Brasil. “Só para se ter uma ideia, tivemos o melhor primeiro semestre da nossa história em termos de emissão de debêntures incentivadas de infraestrutura”, destacou o ministro.

As debêntures incentivadas são títulos de dívida emitidos por empresas que exercem atividades no ramo da infraestrutura. São isentas de imposto de renda para incentivar mais pessoas a comprarem esse tipo de título, ampliando o dinheiro arrecadado pelas empresas para a execução de obras ou serviços de infraestrutura no país. “O cenário para o Brasil é favorável. Temos visto aumento do fluxo capitais para o país. Várias medidas serão tomadas para incentivar ainda mais o mercado de capitais”, afirmou o ministro, aos investidores e executivos presentes no encontro.

Empregos – Freitas citou ainda o controle da inflação, a realização de reformas estruturais e a recuperação do emprego, com a criação de 590 mil novos postos desde o início do ano, como exemplos de retomada de solidez das bases da economia brasileira.

Nesta terça-feira (1º), o ministro brasileiro da Infraestrutura terá um encontro com o ministro de Fomento da Espanha, José Luis Ábalos. O objetivo da viagem, que ocorre entre hoje (30) e quarta-feira (2/10), é apresentar a carteira de projetos do governo federal. O Brasil tem, atualmente, o maior programa do mundo de concessões de ativos de infraestrutura, com projeção de R$ 217 bilhões em investimentos nas próximas décadas.

A secretária de Fomento, Planejamento e Parcerias do Ministério da Infraestrutura, Natália Marcassa, acompanha o ministro no roadshow em Madri. A viagem para a Espanha é parte de uma série de encontros no exterior mantida pelo ministro, desde junho. Tarcísio de Freitas já passou por Washington e Nova York, nos Estados Unidos. Em novembro, Oriente Médio e China entram no roteiro. A chegada da comitiva de volta ao Brasil está prevista para a próxima quinta-feira (3).

Assessoria Especial de Comunicação
Foto: Google



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo