MJ lança Sistema Nacional de Informação sobre Segurança Pública

aO ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, lançou o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp). Na oportunidade foram apresentados os portais e o aplicativo para celular do Sinesp. 

Um dos portais, voltado para o cidadão, irá divulgar dados estatísticos unificados sobre a criminalidade no Brasil, trazendo informações consolidadas em âmbito nacional sobre os números de homicídios, latrocínios, furtos, roubos, entre outros, servindo de fonte de informações a toda sociedade. 

Já o aplicativo, chamado de checkplaca, permitirá consultar informações de veículos registrados na base nacional do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), e verificar se há registros de furto, roubo ou clonagem. 

O segundo portal é voltado para os profissionais de segurança pública. Ele contém informações integradas e possibilitará consultas operacionais, investigativas e estratégicas sobre drogas, justiça criminal, sistema prisional, entre outras variáveis. 

O Sinesp, primeiro sistema voltado para estatísticas de segurança pública do Brasil, tem como proposta a integração, modernização e padronização das informações. O intuito é subsidiar diagnósticos de criminalidade e viabilizar formulação e avaliação de políticas públicas de segurança. 

Serviço

Lançamento do Portal Sinesp

Local: Salão Negro do Ministério da Justiça

Data: 11/12/13

Hora: 11h   

Agência MJ de Notícias

(61) 2025-3135/3315

acs@mj.gov.br

www.justica.gov.br



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo