Releases

Mostra de Nacional de Cinema do 46º FICG homenageia Glauber Rocha

No ano em que a morte do cineasta Glauber Rocha completa 40 anos, a Mostra Nacional de Cinema do Festival de Inverno de Campina Grande vai fazer uma homenagem ao cineasta. A Mostra “Glauber Vivo” acontecerá no domingo, dia 22 de agosto.

Dentro da programação será realizada a exibição online do longa-metragem “Antena da Raça”, dirigido por Paloma Rocha e Luís Abramo. O filme busca uma apropriação e discussão sobre a realidade do Brasil a partir dos diálogos, trechos e cenas dos filmes de Glauber Rocha.

Após a exibição, vai acontecer um debate sobre o tema “A importância de Glauber Rocha na contemporaneidade”, com a participação de Paloma Rocha, Luís Abramo (Realizadores) e José Umbelino (UFBA). Paloma Rocha é filha do cineasta e ressaltou a importância da homenagem, principalmente em um ano marcado pelo incêndio que atingiu a Cinemateca Brasileira, destruindo parte do acervo de Glauber Rocha. “É um momento difícil pelo qual o país está vivendo, é um momento difícil em relação à preservação da obra do Glauber, mas, o mais importante é que através de ações como essa que o pensamento dele permanece vivo, que é sempre muito inspirador e libertador também”, complementou Paloma sobre a homenagem.

O curador da mostra Romero Azevedo ressalta a atualidade dos filmes produzidos pelo cineasta para compreensão do Brasil do século 21. “A obra revolucionária e libertária de Glauber Rocha inspira, impulsiona, provoca, instiga, propõe não apenas reflexões, mas ações”, explicou o Romero sobre a produção do cineasta.  Para o curador, Glauber e os cinema novistas não inovaram apenas na linguagem cinematográfica. Eles foram além, criando uma economia própria no mercado do cinema que permitiu a produção, distribuição e exibição de seus filmes no Brasil e na Europa.

Os ingressos para a Mostra “Glauber Vivo”, com a exibição do filme e debate, já estão disponíveis gratuitamente no site: sympla.com.br/tmsc. A programação vai acontecer Teatro Municipal com transmissão pelo canal do festival no YouTube.

Este ano o Festival de Inverno de Campina está em sua 46ª edição e acontece entre os dias 20 e 24 de agosto. O evento é realizado pelo Solidarium – Instituto de Arte, Cultura e Cidadania, juntamente com a Prefeitura Municipal.

Serviço:

Mostra “Glauber Vivo”.

Data: 22 de agosto

Horário: 18h

Local: Teatro Municipal/ Canal do festival no YouTube.

ASCOM FICG



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo