Mostras de cartuns e de fotografias serão lançadas na abertura da Semana Nacional de C&T

a1 (2)Durante a cerimônia de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), prevista para ocorrer amanhã, dia 22, às 9h, no Museu Assis Chateaubriand (MAC), haverá o lançamento da Exposição de Cartuns “Semiárido, Tecnologia e Esporte”, e da Mostra Fotográfica “Escola Politécnica: Uma História da Ciência e Tecnologia em Campina Grande”.

As exposições ficarão abertas à visitação no Museu até o dia 24 de novembro e foram organizadas pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECTI) da Prefeitura Municipal de Campina Grande (PB), o MAC, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Cultura Inglesa. As peças foram selecionadas com foco no tema geral do evento deste ano, “Ciência, Saúde e Esporte”, contextualizadas com a região semiárida brasileira, e a proposta é utilizar a arte como um meio de popularização e divulgação dos conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com este tema junto à sociedade em geral.

A Exposição de Cartuns foi organizada com os trabalhos dos cartunistas Fred Ozanan, Júlio Cesar e Will Simões, que tratam de temas como ciência, tecnologia, esporte, saúde e/ou meio ambiente. A finalidade é permitir que os visitantes possam interagir, de maneira crítica e, ao mesmo tempo, descontraída, com as características ambientais e sociais que permeiam o cotidiano do Semiárido brasileiro.

Já a Mostra Fotográfica trata dos acontecimentos importantes que constituem a história da Escola Politécnica da Paraíba (1952-1976), que está na origem da criação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e também da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Foi a partir desta Escola, situada no Bairro Universitário, que se deram as iniciativas e realizações voltadas para a pesquisa em ciência e tecnologia, articuladas às ações para o desenvolvimento da cidade de Campina Grande e região.

Este tema vem sendo pesquisado pela UFCG, através do Projeto Memória da Ciência e Tecnologia em Campina Grande, desde 2004, com o apoio financeiro do CNPq, MCTI e FAPESQ. O objetivo é possibilitar ao público em geral, e aos estudantes do ensino fundamental e médio, conhecimento de aspectos da história da ciência, tecnologia e inovação em nossa cidade.

O Museu Assis Chateaubriand fica localizado na Rua João Lélis, 581 – Catolé – Campina Grande (PB) e o horário de visitação é das terças às sextas, das 9 às 18h, e nos sábados e domingos, das 14 às 18h.

Texto: Catarina Buriti (Assessora de Comunicação do Insa)

Comments are closed.