MPE Brasil supera meta e tem recorde de candidatas em 2013

a1Mais de 93 mil organizações brasileiras se inscreveram no MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas 2013. O balanço, divulgado pelas realizadoras da iniciativa, SEBRAE, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), aponta ainda número recorde de 42,6 mil candidatas que completaram o processo de avaliação baseado no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), volume 10% superior ao registrado no ano anterior. O cenário comprova que as organizações adotam modelo de gestão na busca por competitividade. 

O Prêmio, que chega a sua 16ª edição, oferece diagnóstico gratuito do atual estágio da gestão das MPE e reconhece aqueles empreendimentos que buscam a sustentabilidade dos negócios por meio da eficiência operacional e os resultados alcançados com a utilização de conceitos de excelência e qualidade. As vencedoras na etapa estadual terão a oportunidade de concorrer à fase nacional, com cerimônia de premiação prevista para abril de 2014.

São Paulo é o Estado brasileiro com o maior número de inscrições, com 7,4 mil empresas, seguido por Minas Gerais (4,7 mil) e Rio Grande do Sul (3,7 mil). Entre os setores de atuação na economia, 55% das participantes são do Comércio, 20% da área de Serviços e 12% da Indústria. As demais se subdividem entre Agronegócio, Turismo, Tecnologia da informação, Saúde e Educação. Do total de inscritas, 76,9% são microempresas com faturamento de até R$ 360 mil.

Processo de Avaliação

As empresas inscritas que apresentarem os melhores desempenhos em cada estado irão receber a visita de avaliadores voluntários capacitados e ser submetidas à Banca Técnica e de Juízes. Se vencedoras em seus estados, passarão a disputar com organizações de todo o Brasil em cada uma das categorias. Além de receber um relatório personalizado com pontos fortes e a indicação de oportunidades de melhoria na gestão, os empreendimentos candidatos participam de seminários de excelência em seu estado.

O Prêmio

O MPE Brasil funciona como um incentivo às micro e pequenas empresas brasileiras, reconhecendo a importância e os resultados alcançados com a utilização dos conceitos de gestão, excelência e qualidade. Para participar, é preciso ter mais de um ano no mercado e receita bruta de até R$ 3,6 milhões anuais. Mais do que ter uma avaliação da gestão, a iniciativa espera promover a competitividade onde se identifica pontos de melhorias para evolução dos negócios em diferentes setores da economia. Mais informações podem ser encontradas em www.mbc.org.br/mpe.

Daphne Arvellos | Contas Corporativas
Máquina Public Relations
Tel.:
 55 61 3701- 2905
Cel.: 55 61 9916 5387
Site: www.maquina.inf.br



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo