Curiosidades

Mulheres alegam ter dificuldade em relação ao funcionamento intestinal

A hora de ir ao banheiro pode ser mais difícil para as mulheres do que para os homens. Segundo a pesquisa “O Consumo de Fibras no Brasil”, realizada pelo IBOPE Inteligência a pedido da marca Fibernorm®, cerca de 29% das entrevistadas afirmaram não considerar seu intestino regular, enquanto 88% dos respondentes do sexo masculino disseram o contrário.  Entre os sintomas mais percebidos, 84% da sensação de intestino preso corresponde às mulheres, contra 57% dos homens entrevistados.

“A mulher pode enfrentar mais dificuldades para evacuar também por uma questão cultural: ela não vai ao banheiro em qualquer lugar. Desde a infância, as meninas são induzidas a adquirir este maior cuidado em não utilizar toaletes desconhecidos. Esta atitude de ‘segurar’ ao sentir vontade, pode gerar constipação, uma vez que alterará o fluxo da evacuação natural”, explica Maria do Carmo Friche Passos, gastroenterologista e professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Além da questão relacionada à cultura, alguns estudos afirmam que a ação hormonal também tem influência na evacuação feminina. O aumento na produção de estrogênio e de progesterona na fase lútea do ciclo menstrual, que acontece entre a ovulação e a menstruação, reduz as contrações musculares do intestino e diminuem sua frequência. Com o final deste período – momento em que há queda na atuação da progesterona – o intestino da mulher volta a funcionar mais adequadamente².

“Enriquecer a alimentação com a inclusão de mais fibras na dieta é uma forma eficaz de driblar os casos de prisão de ventre feminina. Destaque para um consumo de tipos variados de fibras, que auxiliam no aumento dos movimentos peristálticos, ou seja, da musculatura do intestino. As fibras também podem aumentar as fezes e deixá-las mais macias, facilitando a ida ao banheiro. Cereais integrais, como arroz, aveia, farelo de trigo, além das leguminosas (feijão, soja e lentilha) e frutas com casca são algumas das boas opções para esta finalidade”, afirma a nutricionista Marcia Daskal.

Ainda segundo a gastroenterologista, atender e respeitar os estímulos intestinais e o desejo de evacuar também são importantes para evitar a constipação. “Deve-se evitar ‘prender’ a evacuação por não estar em um ambiente 100% confortável ou fora de casa, por exemplo. Com o tempo, o indivíduo deixa de receber o reflexo que induz à esta vontade e ânsia pela evacuação, e a frequência delas acaba se tornando mais escassa”, diz a Dra. Maria do Carmo.

Para melhorar a prisão de ventre e o funcionamento irregular do intestino, é importante aumentar a ingestão de fibras e de água³. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo diário de fibras deve ser superior a 25g por dia⁴. A falta de atividade física também pode potencializar a prisão de ventre, uma vez que a realização de exercícios moderados estimula a contração da musculatura do órgão, facilitando o trânsito intestinal².

Para aqueles que tem dificuldades de inserir fibras na dieta, é possível contar com a ajuda de Fibernorm®, um mix de 7 fibras solúveis e insolúveis, zero açúcar e calorias e sem sabor, para complementar a dieta de forma saudável e prática.

Sobre a Takeda Pharmaceutical Company Limited

A Takeda Pharmaceutical Company Limited (TSE:4502) (NYSE:TAK)  é uma empresa global baseada em valores e orientada por Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Líder  biofarmacêutica,  a empresa tem sede no Japão e seu compromisso é trazer uma Saúde Melhor e um Futuro Mais Brilhante para pacientes do mundo inteiro, traduzindo ciência em medicamentos altamente inovadores. A Takeda concentra seus esforços de P&D em quatro áreas terapêuticas: Oncologia, Gastroenterologia, Neurociências e Doenças Raras. Também fazemos investimentos de P&D específicos em Terapias Derivadas de Plasma e Vacinas. Nosso objetivo é desenvolver medicamentos altamente inovadores que fazem a diferença na vida das pessoas, avançando na fronteira de novas opções de tratamento: aproveitamos nosso sistema colaborativo de Pesquisa e Desenvolvimento para criar um pipeline robusto e diversificado para diferentes modalidades. Nossos funcionários também abraçam o compromisso de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, trabalhando com nossos parceiros na área da saúde em aproximadamente 80 países e regiões.

Para outras informações, visite https://www.takeda.com

Sobre a pesquisa

A pesquisa O consumo de fibras no Brasil” é uma realização do IBOPE Inteligência, encomendada pela marca Fibernorm®, da farmacêutica Takeda, para conhecer os hábitos dos internautas brasileiros em relação à ingestão de fibras. O estudo foi realizado em setembro de 2018 e foi utilizada a metodologia quantitativa, com coleta por meio de painel online. A amostra foi selecionada com cotas por sexo, idade, classe e região de 2.000 entrevistados. Margem de erro de 2 p.p a 95% de confiança.

paloma.costoya@ketchum.com.br



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo