Releases

Municípios paraibanos recebem formação do UNICEF sobre políticas de saúde

A melhoria de políticas públicas de saúde para crianças e adolescentes da Paraíba será o foco dos encontros entre gestores e técnicos municipais de saúde com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e parceiros locais. As formações acontecerão desta segunda (21) a sexta-feira (25), envolvendo 169 municípios paraibanos, como parte da iniciativa Selo UNICEF. Estratégias para interiorização de crianças e adolescentes migrantes também farão parte da agenda.

Entre os temas abordados nos encontros estão iniciativas de desenvolvimento integral da primeira infância, de melhoria do estado nutricional, a partir da prevenção da desnutrição ou do peso alto em meninas e meninos, de garantia dos direitos sexuais e direitos reprodutivos dos adolescentes, entre outros.

No encontro, as equipes do UNICEF apresentam metodologias e material de apoio, e os participantes avaliam estudos de caso visando compartilhar suas experiências e buscar melhorias das políticas públicas. A Paraíba é um dos 18 estados com municípios participantes do Selo UNICEF – são 1.924 municípios na atual edição (2017-2020), distribuídos na Amazônia e no Semiárido.

Em Campina Grande as atividades acontecerão nos dias 22 e 23 de outubro, das 8h30 às 16h,  no Auditório da OAB, Rua Vigário Calixto, 945 – Catolé .

Situação no Brasil

Nas duas últimas décadas, o Brasil se destacou por reduzir significativamente a mortalidade infantil (até 1 ano) e na infância (até 5 anos). No entanto, em 2016, pela primeira vez em 26 anos, essas taxas cresceram. E, desde 2015, as coberturas vacinais – que vinham se mantendo em patamares de excelência – entraram em uma tendência de queda. Outro desafio é que os avanços não alcançam todos.

A desnutrição infantil ainda é um grave problema, a exemplo de populações indígenas, sendo uma das principais causas básicas de morte. Também relacionada à má nutrição está a obesidade em todo o país. O aumento no consumo de alimentos ultraprocessados, ricos em gordura, sal e açúcar e com baixos teores de vitaminas tem comprometido a saúde de crianças e adolescentes.

Confira dados da Paraíba e do Brasil

  • No Brasil, 360 mil crianças foram notificadas como peso alto, em 2018, correspondendo a 7,5% das meninas e meninos com menos de 5 anos em todo país e 10% das crianças paraibanas, equivalente a 29 mil meninas e meninos com peso alto (Sisvan)
  • 4,1% das crianças menores de 5 anos tinham registro de peso baixo para a idade, em 2018, no Brasil, representado por quase 196 mil meninas e meninos. Na Paraíba, o índice foi de 3,2% (Sisvan)
  • Dos 2,8 milhões de nascidos vivos em todo Brasil, em 2017, 450 mil bebês (16%) nasceram de mães com idades entre 15 e 19 anos e quase 22 mil (0,8%) de meninas com 10 a 14 anos. Na Paraíba, os índices foram, respectivamente, de 17% e de 1%, somando 10 mil bebês (Sinasc)
  • 89% das gestantes com sífilis realizaram tratamento adequado, em 2018, no Brasil. O mesmo índice vale para a Paraíba (MS)
  • A taxa de crianças de 1 ano com cobertura adequada para a tríplice viral D1, em 2018, foi de 91% no Brasil. Na Paraíba esse índice foi de 96% (MS)
  • 84% dos 35.506 óbitos infantis ocorridos no Brasil, em 2017, foram investigados. Na Paraíba, a investigação foi realizada em 94% dos casos, correspondendo a 717 mortes (SIM-Datasus)

O Selo UNICEF

A Edição 2017-2020 do Selo UNICEF conta com a participação de 1.924 municípios que assumiram, junto ao UNICEF, o compromisso de implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A experiência com as edições anteriores comprova que os municípios certificados com o Selo UNICEF avançam mais na melhoria dos indicadores sociais do que outros municípios de características socioeconômicas e demográficas semelhantes que não foram certificados ou participaram da iniciativa. Mais informações sobre o Selo UNICEF em www.selounicef.org.br.

Sobre o UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas. Visite www.unicef.org.br.

 

Casa Pequeno Davi 



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo