Cotidiano

Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito, criado pela Prefeitura é destaque em evento nacional

Órgão visa reduzir acidentes de trânsito por meio de ações rápidas e efetivas

A Prefeitura de Campina Grande, através da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), apresentou nesta quinta, 25, o trabalho do Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito, o Neat, no 13º Fórum Nacional dos Conselhos de Trânsito – Focotran -, que aconteceu em Gramado, no Rio Grande do Sul.

O funcionamento do núcleo foi explicado em uma palestra proferida pelo superintendente da STTP, Carlos Dunga Júnior, que apresentou para gestores de trânsito de todo o Brasil os dados relativos ao trabalho do órgão: mais de 500 atendimentos a vítimas de acidentes em parceria com o SAMU, além de soluções viárias rápidas e efetivas em locais onde ocorreram sinistros em diversos pontos da cidade, diminuindo o risco de novas ocorrências.

“O Neat alcança dia após dia o reconhecimento nacional. Ficamos felizes, pois a ação pode ser espelho para que outras cidades busquem reduzir os acidentes de forma eficiente e barata. Isso significa também que nossa responsabilidade aumenta, pois não podemos, e não vamos, deixar esse trabalho esfriar. Daqui para frente o Neat só vai crescer”, salientou Dunga Júnior.

O núcleo foi bastante elogiado pelos presentes. O secretário nacional de trânsito, Frederico de Moura, por exemplo, ressaltou a importância da ação. Já a presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) de Mato Grosso do Sul, Regina Maria Duarte, afirmou que este é um exemplo que deveria ser seguido pelo Estado em que ela reside.

O chefe do setor jurídico da STTP e membro do Cetran / PB, Gilberto Aureliano, acompanhou Dunga no evento, assim como outros técnicos da STTP, e salientou o pioneirismo do Neat.

“Campina sai na frente com uma ação tão importante. Estamos fazendo escola para todo o Brasil. Isso mostra que estamos na dianteira da gestão do trânsito e que nosso corpo técnico é muito capacitado para pensar e levar adiante um trabalho eficiente no objetivo de promover segurança viária”, explicou o advogado.

O núcleo está consolidado e traz um retorno positivo à sociedade: o Hospital de Trauma de Campina Grande já registra diminuição no número de atendimentos a acidentados de motos.

A meta do Neat é coletar dados e analisar casos de acidentes. Essas informações integram as estatísticas interinstitucionais, subsidiando o fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito, por meio de planejamento, monitoramento, acompanhamento e avaliação das ações.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo