Artigo

O Feedback certeiro: Especialista ensina técnica para que a conversa com colaborador seja produtiva e gere resultados

Toda empresa deseja crescer em termos qualitativos e de performance e, para isso, investem em tecnologias, inovações e produtos. Não menos importante, um ponto essencial a ser trabalhado em qualquer organização é o relacionamento do líder com o colaborador. Essa relação é fundamental para o desenvolvimento do profissional, o que influenciará diretamente no desempenho da equipe e refletirá positivamente nos resultados da empresa.

O consultor organizacional e palestrante Eduardo Shinyashiki, especialista no Desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes, sugere uma técnica que produz resultados excelentes, dividir o feedback em três partes:

1 – Reconheça e evidencie uma atitude ou valor positivo no colaborador.

Exemplo: “Você é uma pessoa inteligente, muito criativa, sua perseverança é exemplar e sua perspicácia tem nos ajudado a elaborar ações que agregam valores àquilo que fazemos”.

2 – Dê o feedback sempre relacionado aos comportamentos. Nessa fase, jamais utilize a “identidade” e o “valor” da pessoa. Procure falar sobre as ações e desempenho dela.

Exemplo: “Sua atitude de relaxar em relação aos detalhes e a forma desorganizada de lidar com as ferramentas está prejudicando o rendimento”.

Substitua “você é desorganizado” por “você está tendo uma atitude muito desorganizada”.

3 – Você deve encerrar com outro reconhecimento positivo. Desta vez, orientando sobre o futuro e falando de forma positiva sobre as competências e habilidades que a pessoa tem para produzir a mudança e atingir os resultados desejados.

Nessa técnica o feedback sobre os pontos que devem ser aprimorados é inserido no meio de dois elogios. Isso facilita a comunicação para o líder e faz com que a pessoa que está recebendo se torne mais receptiva e atenta aos conselhos e direcionamentos transmitidos. 

Eduardo Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional, especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes. Presidente da Sociedade Cre Ser Treinamentos, Eduardo também é escritor e autor de importantes livros como Transforme seus Sonhos em Vida, da Editora Gente, sua publicação mais recente. www.edushin.com.br.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo