O Feedback certeiro: Especialista ensina técnica para que a conversa com colaborador seja produtiva e gere resultados

Toda empresa deseja crescer em termos qualitativos e de performance e, para isso, investem em tecnologias, inovações e produtos. Não menos importante, um ponto essencial a ser trabalhado em qualquer organização é o relacionamento do líder com o colaborador. Essa relação é fundamental para o desenvolvimento do profissional, o que influenciará diretamente no desempenho da equipe e refletirá positivamente nos resultados da empresa.

O consultor organizacional e palestrante Eduardo Shinyashiki, especialista no Desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes, sugere uma técnica que produz resultados excelentes, dividir o feedback em três partes:

1 – Reconheça e evidencie uma atitude ou valor positivo no colaborador.

Exemplo: “Você é uma pessoa inteligente, muito criativa, sua perseverança é exemplar e sua perspicácia tem nos ajudado a elaborar ações que agregam valores àquilo que fazemos”.

2 – Dê o feedback sempre relacionado aos comportamentos. Nessa fase, jamais utilize a “identidade” e o “valor” da pessoa. Procure falar sobre as ações e desempenho dela.

Exemplo: “Sua atitude de relaxar em relação aos detalhes e a forma desorganizada de lidar com as ferramentas está prejudicando o rendimento”.

Substitua “você é desorganizado” por “você está tendo uma atitude muito desorganizada”.

3 – Você deve encerrar com outro reconhecimento positivo. Desta vez, orientando sobre o futuro e falando de forma positiva sobre as competências e habilidades que a pessoa tem para produzir a mudança e atingir os resultados desejados.

Nessa técnica o feedback sobre os pontos que devem ser aprimorados é inserido no meio de dois elogios. Isso facilita a comunicação para o líder e faz com que a pessoa que está recebendo se torne mais receptiva e atenta aos conselhos e direcionamentos transmitidos. 

Eduardo Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional, especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes. Presidente da Sociedade Cre Ser Treinamentos, Eduardo também é escritor e autor de importantes livros como Transforme seus Sonhos em Vida, da Editora Gente, sua publicação mais recente. www.edushin.com.br.

Load More Related Articles
Load More By edsolza
Load More In Artigo
Comments are closed.