Oito Estados do Nordeste participam este ano da 20ª Baja SAE BRASIL – PETROBRAS

aAusente desde 2012, Piauí retorna à competição Baja SAE BRASIL- PETROBRAS ao lado dos Estados da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, e Maranhão. Juntas as 14 equipes representantes de 13 universidades nordestinas levarão 14 carros para competição, que será realizada Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba, no Interior paulista, a cerca de 180 km da capital do Estado de São Paulo.

A região Nordeste é a segunda em número de equipes inscritas, logo depois da região Sudeste, que lidera com 43 equipes (21 paulistas) do total de 72. Em terceiro vem a região Sul, com 11, Centro-oeste com três e Norte, com uma equipe.

Os Bajas são projetados e construídos pelos próprios estudantes de engenharia, sob orientação de um professor. As equipes são também responsáveis pela organização e viabilidade do protótipo que inclui alocação e administração de recursos financeiros do projeto.

Equipes e universidades – Bahia (2 equipes) – Carpoeira BAJA, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Baajatinga, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf);

Ceará (1 equipe) – Siará Baja, da Universidade Federal do Ceará (UFC);

Paraíba (3 equipes) – Parahybaja, da Universidade Federal de Campina Grande; UFPBaja Inelutável, da Universidade Federal da Paraíba; e Bajampa, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB);

Pernambuco (3 equipes) – Mangue Baja 1 e Mangue Baja 2, ambas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e Corisco Coyote, da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Poli PE);

Rio Grande do Norte (2 equipes) – Cactus Baja, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido; e Car-Kará, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte;

Sergipe (1 equipe) – Serbaja Nardelli, da Universidade Federal de Sergipe;

Maranhão (1 equipe) – Bumba Meu Baja, da Universidade Federal do Maranhão;

Piauí (1 equipe) – Apolo Baja, da Universidade Federal do Piauí.

Carros – Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas, motor padrão de 10 HP e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90m de altura e até 113,4 kg de peso. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelos próprios estudantes de engenharia, que são orientados por professores das instituições de ensino que representam.

“A introdução de novas tecnologias e sua aplicação sistêmica em benefício da sociedade é a filosofia que norteia as competições de engenharia da SAE BRASIL, com as quais visamos estimular os estudantes para a inovação e ajudá-los na qualificação exigida pela indústria”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

 

20ª Competição Baja SAE BRASIL–PETROBRAS
De 13 a 16 de março de 2014
Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo – Rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba, SP

PROGRAMAÇÃO
Dia 14 (quinta-feira) – Das 14h às 17h50 – avaliações de segurança e inspeção técnica.
Dia 15 (sexta) – Das 9h às 17h50 – avaliações de segurança, inspeção técnica e apresentações de conforto e projeto.
Dia 16 (sábado) – Das 9h às 10h30, repescagem de segurança. Das 11h às 16h, provas dinâmicas (dirigibilidade, conforto, tração, velocidade e subida de rampa). Das 17h às 19h, finais de apresentação de projeto.
Dia 17 (domingo) – Às 9h15 formação do grid de largada. Das 10h às 14h, enduro de resistência. Às 15h, cerimônia de encerramento.

Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Michele Alves – michele.alves@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 9.7204-1921



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo