CotidianoDestaques

Operação Carro-Pipa distribui em junho mais de 1,6 milhão de litros d’água

O coordenador da Defesa Civil de Campina Grande, Ruiter Sansão, informa que apesar das chuvas no Estado superarem a média histórica em alguns municípios, noutros ainda é registrado um déficit hídrico.

Por conta desse déficit, a Operação Carro-Pipa continua com a distribuição de água potável em Campina Grande, este mês, as cisternas coletivas, assentamentos, escolas e PSF vão receber 1 milhão 660 mil litros de água.

Esse cenário contraditório pode ser explicado pelas chuvas irregulares. Enquanto uma região recebe um generoso volume pluviométrico, outra sofre com baixos índices de chuva.

Neste sentido, a Operação Carro-Pipa (OCP), que é um programa possibilitado por meio da parceria entre os Ministérios da Defesa e do Desenvolvimento Regional, não sofre descontinuidade, cabendo a Defesa Civil e Vigilância Sanitária, dos municípios, coordenarem os serviços de coleta, transporte e distribuição de água potável.

É comum regiões da Paraíba terem chuvas mal distribuídas. A Defesa Civil recebe ligações de pessoas que se espantam diante da falta de chuva em determinados municípios ou distritos ao alegarem que em regiões vizinhas está chovendo bem.

“Existe a necessidade emergencial que não pode ser deixada de lado, mas é preciso investir cada vez mais em perfuração de poços, instalação de dessalinizadores e de adutoras, que distribuam água com mais eficiência”, destaca Ruiter.

Ele acrescenta que “o atual cenário econômico do país, faz com que os pipeiros, da OCP, passem a reivindicar reajustes contratuais baseados no atual preço do diesel, no custo de manutenção e abastecimento dos veículos, para cumprirem as planilhas de atendimento elaborados pela Organização Militar Executora-OME”.

O abastecimento das cisternas é feito de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde. Este mês a distribuição de água começou no dia 1º e se estenderá até o dia 30 de junho, e vai beneficiar 3.059 pessoas.

Para atender o abastecimento das 100 cisternas coletivas cadastradas pela Defesa Civil, são necessários 166  carros-pipa.

A Defesa Civil e a Vigilância Sanitária garantem a qualidade da água distribuída para a população rural de Campina Grande. Diariamente representantes do 31º BIMtz, da Defesa Civil e da Vigilância Sanitária acompanham a distribuição de água.

A fiscalização do trabalho é feita diariamente, quando também são observados todos os protocolos de higienização de mangueiras e dos veículos e uso de EPIs por parte dos pipeiros.

O coordenador da Defesa Civil de Campina Grande, Ruiter Sansão, destaca a importância da fiscalização por parte da população com sugestões e denúncias no caso de irregularidades, que devem ser encaminhadas através do (83) 99645.2330.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo