Cotidiano

Operação Carro-Pipa vai distribuir 370 mil litros de água em uma semana

Nesta última semana de julho a Operação Carro-Pipa, que leva água potável às cisternas comunitárias da zona rural de Campina Grande, vai atender 33 localidades e distribuir 370 mil litros de água. O abastecimento começa nesta segunda-feira (27) e segue até a sexta-feira (31) com o acompanhamento diário da Defesa Civil Municipal, Vigilância Sanitária e do Exército.

Ruiter Sansão, coordenador da Defesa Civil de Campina Grande, informa que 100 cisternas coletivas são abastecidas por seis pipeiros contratados pelo 31º Batalhão de Infantaria Motorizado. Os recursos são do Governo Federal, por meio da Defesa Civil Nacional, repassados para o Exército.

A Operação Carro-Pipa integra o Programa Emergencial de Distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro, sendo o Exército Brasileiro responsável pela execução, organização e fiscalização, com o acompanhamento da Defesa Civil dos municípios beneficiados.

Na região, o transporte da água potável para a zona rural é realizado pelos pipeiros Matheus Henrique Albuquerque, Francisco Ribeiro dos Santos, Marcelo José Leite dos Santos, Alexsandro Costa de Lima, Martinho Carlos de Oliveira e Luís Antônio de Oliveira.

Calendário – Todos os meses, o 31º Batalhão de Infantaria Motorizado elabora um calendário de distribuição de água para os assentamentos e áreas rurais afetadas pela estiagem.

Segundo Ruiter Sansão, a divulgação do calendário é importante para o acompanhamento e fiscalização por parte da população, além de subsidiar os demais órgãos públicos em ações comuns, no que diz respeito à potabilidade da água.

Ele alerta ainda a população no sentido de denunciar qualquer irregularidade na distribuição da água. Dúvidas e sugestões devem ser encaminhadas para o telefone (83) 99645.2330.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo