DestaquesEconomia

Orçamento Participativo: realiza a partir desta segunda-feira Assembleias Populares Regionais para levantar demandas das comunidades

 

A Prefeitura de Campina Grande, por meio do Orçamento Participativo (OP), vai realizar as Assembléias Populares Regionais de 2024 a partir desta segunda-feira, 19 de fevereiro, até o dia 15 de março. As assembleias são eventos descentralizados, sendo definidos os encontros por regiões. Esses encontros acontecerão em escolas públicas, para facilitar o acesso da população.

A primeira assembleia acontecerá nesta segunda-feira, dia 19, às 19h, quando serão ouvidos os representantes de moradores dos bairros da Região 1: Monte Castelo, Nova Brasília, José Pinheiro, Glória I e II, Marinho, Arruda I e II, Jardim América, Jardim Europa e Mirante. O encontro acontecerá na Vila Olímpica Plínio Lemos, na rua Josino Agra, s/n, bairro de José Pinheiro.

Segundo a coordenadora do Orçamento Participativo, Crizane Xavier, é grande a confiança no sucesso da iniciativa, especialmente quanto ao comparecimento e participação da população.

Crizane destacou que o principal objetivo é discutir, com os cidadãos, quais são as demandas e também as prioridades em termos de aplicação dos recursos públicos, em obras e serviços, no Município de Campina Grande.

“Nada melhor do que discutir com as pessoas que residem em um bairro, o que é prioridade naquela região. Só quem mora numa comunidade sabe os problemas do local onde se vive. O OP, por isso, nada mais é do que um elo entre a gestão municipal e as comunidades. O importante para nós é ouvir as pessoas, pois assim vamos saber onde estão os problemas”, acrescentou a coordenadora.

Para Crizane, o resultado desta dinâmica é a produção de uma radiografia perfeita do que a população quer por meio destas plenárias. O Orçamento Participativo incrementa, assim, a representação popular de forma aberta, transparente e democrática. Com isso, será possível um retrato das principais reivindicações dos bairros e comunidades em geral.

A participação está aberta a todos os cidadãos campinenses maiores de 18 anos, que desejam ser representantes voluntários das suas comunidades.

Confira a programação completa das Assembleias Populares Regionais de 2024

Importância do Orçamento Participativo

O Orçamento Participativo é um importante instrumento de complementação da cidade. Por meio dele, a população decide as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados a cada ano, com os recursos do orçamento da prefeitura.

Ainda estimula o exercício da cidadania, o compromisso da população com o bem público e a corresponsabilização entre governo e sociedade sobre a gestão da cidade. O objetivo, enfim, é garantir a participação direta da população para discutir, votar e aprovar as prioridades em serviços e obras para o Município de Campina Grande.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo