Notícias

“Os 3 do Nordeste” vai receber Medalha de Honra pelos seus 50 anos de história

O vereador João Dantas (PSD), apresentou o Projeto de Resolução 015/2019 Concedendo Medalha de Honra ao Mérito Municipal ao grupo musical Os 3 do Nordeste, que atualmente tem uma nova formação, mas com a mesma essência do começo da trajetória. O grupo é formado por Curió (voz principal e triângulo); Luka (zabumba e voz), filho do membro fundador Parafuso; e Pingo (sanfona e voz).

O primeiro nome que o grupo teve foi Trio Estrela do Norte, depois passou a se chamar de Trio Luar do Sertão e, finalmente, Os 3 do Nordeste. Formado em Campina Grande no ano de 1969. Tinha os seguintes integrantes: Parafuso, Zé da Ema e Zé Pacheco. Logo o trio mudou-se para o Rio de Janeiro onde faziam frequentemente shows na Central do Brasil. Depois dessa fase e até os dias de hoje o trio passou por algumas alterações, preservando apenas como integrante original o Parafuso.

No dia 3 de outubro de 2016, durante uma turnê na Europa, o trio perdeu o último dos seus fundadores Carlos de Albuquerque Melo (Parafuso), o último da formação original, faleceu em Colônia, na Alemanha depois de sofrer um AVC aos 76 anos.

Ao longo da carreira, o grupo lançou cerca de 30 discos e sucessos como “É Proibido Cochilar”, “Forró de Tamanco” e “Forró do Poeirão”.

João Dantas ressaltou que o grupo Os 3 do Nordeste é um dos mais importantes símbolos da cidade de Campina Grande, sendo reconhecido por todo Brasil e no exterior, merecendo assim, todas as homenagens desta terra.

“Para nós é uma honra poder outorgar essa Medalha para este grupo que há 50 anos leva o nome de Campina para o Brasil e para o mundo. Esta não é uma homenagem apenas a atual formação, mas para todos que fizeram parte desta história”. Concluiu Dantas.

João Dantas ascomjoaodantas@gmail.com



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo