Curiosidades

Perfume ou Colônia? Principais diferenças entre cada tipo

A principal diferença entre os tipos de produto reside na porcentagem de óleo essencial em sua composição. Como consequência desse fator, outra forma de diferenciação é o tempo de duração média dos produtos na pele. Da colônia ao perfume, a concentração de essência e o tempo de fixação na pele são crescentes.

Além dessas duas características, os perfumes também são classificados pelo volume de água na composição do solvente.

De modo geral, quanto maior a concentração de essência na mistura e menor volume de água misturada ao etanol, mais duradouro e intenso é o aroma e, por isso, os produtos chamados de perfumes são mais indicados para serem utilizados em ocasiões especiais, quando o odor agradável na pele deve permanecer por mais tempo.

“Vale lembrar que o tempo de duração das fragrâncias varia com o tipo de pele. Peles oleosas tendem a reter o aroma por mais tempo. Por isso, pessoas com peles mais secas devem cuidar da hidratação, com um produto sem fragrância ou com aroma suave, logo após o banho, para a fixação do perfume”, explica Camila Oliveira, farmacêutica da Extrafarma.

As colônias são tipos de perfume com menor concentração de essência na mistura, geralmente de 2 a 3%, bastante indicadas para serem utilizadas logo após o banho, por garantir a sensação de frescor e limpeza por mais tempo, e como um complemento ao desodorante. É possível ainda borrifá-las por todo o corpo, já que a fixação é baixa.

“Usar perfumes com moderação também contribui com a saúde das pessoas que estão ao redor, uma vez que a sensibilidade aos odores é bem mais comum do que as pessoas pensam. As maiores queixas são relacionadas à dificuldade respiratória e dores de cabeça”, orienta a farmacêutica.

Isabela.nader@nectarc.com.br

Foto: Google



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo