DestaquesEconomia

Planejamento é a melhor forma de evitar dívidas, afirma especialista

 

Planejamento é palavra de ordem na hora de pensar em fazer uma dívida. Para o educador financeiro Francisco Rodrigues, é importante avaliar a realidade financeira da família antes de criar gastos. Ele acredita que a sociedade vive hoje um “desespero social”. “Muitas pessoas estão devendo, muitas pessoas querem limpar o seu nome e querem voltar para o mercado de crédito, para o mercado de consumo”, avalia.

Até 11 de agosto, os Procons municipais e estaduais de todo o país, além de órgãos integrantes do Sistema de Defesa do Consumidor, como Ministério Público e Defensorias Públicas, passarão a atender a população superendividada que deseja renegociar suas dívidas preservando o mínimo existencial de R$ 600. O programa Renegocia vai abranger dívidas de diferentes fontes, como instituições financeiras, empresas de telefonia, água e energia elétrica. Mas as dívidas como pensão alimentícia, crédito rural e imobiliário, vão ficar de fora do programa, pois não podem ser repactuadas.

O educador financeiro diz que renegociar uma dívida é possível se a pessoa souber se organizar. “Só vale a pena você tomar uma decisão com o credor se você puder também fazer uma proposta ou uma contraproposta. Você tem que saber fazer a renegociação e pagar a sua divida não pelo que cabe no seu bolso no momento, mas, sim, se vai caber no seu bolso no curto prazo e no médio prazo. Muitas pessoas fazem as suas renegociações e depois de 3, 4 ou 5 meses ficam descontroladas e voltam a ficar negativadas. Então, é necessária muita atenção na hora de pensar em melhorar a situação financeira”, alerta.

O contador e conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade, Adriano Marrocos, diz que algumas condições são importantes para se reorganizar financeiramente, sem prejuízos futuros. “Primeiro, não existe economia na família se todos não participarem. Essa é uma condição e uma decisão. Segundo, não existe economia sem dor. Economizar dói porque você deixa de gastar e todos acham que tem gastos que parecem ser necessários, mas não são. Terceiro, desapegue. Veja em casa tudo aquilo que você não usa mais e desapegue”, ressalta.

O especialista acrescenta que é importante que as pessoas criem o hábito de fazer uma planilha de gastos para não correr o risco de criar novas dívidas. “Preencha uma folha com todos os gastos que são fundamentais: alimentação, farmácia, aluguel, condomínio, energia, internet, conta de telefone e veja onde pode cortar. Não é só economizar, é cortar. Veja aquelas despesas que podem ser reavaliadas para poder cortar ou reduzir”, recomenda.

Mais de 800 Procons municipais e estaduais aderiram ao programa e cerca de 250 foram capacitados por técnicos da Senacon. O mutirão do Renegocia ocorre até 11 de agosto, e será realizado de forma presencial nos órgãos de defesa do consumidor de todo o país ou através do portal consumidor.gov.br para a negociação das dívidas

Agência do Rádio

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo