Cotidiano

PMCG define plano de ação em saúde para São João

Cerca de 200 profissionais irão executar as ações em saúde durante O Maior São João do Mundo este ano. O plano de trabalho para os festejos juninos em Campina Grande prevê pronto atendimento ao público durante a festa, fiscalização de bares, hotéis e restaurantes, além de atividades de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Fazem parte da equipe médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, socorristas, maqueiros, inspetores e pessoal de apoio.
O plano de ação foi discutido com os trabalhadores no final da tarde desta quarta-feira, 27, no auditório do SAMU. A secretária municipal de saúde, Lúcia Derks, explicou o processo de trabalho aos profissionais que vão atuar no postos de atendimento e nas unidades móveis durante a festa. Segundo ela, no Parque do Povo serão dois postos, sendo um ao lado da Pirâmide e outro próximo ao palco principal, além das ambulâncias que estarão posicionadas em pontos estratégicos.
“As equipes que estarão nos postos vão contar ainda com o apoio de outras quatro equipes de socorristas, que estarão circulando pelo espaço da festa. O posicionamento dos pontos de atendimento e das ambulâncias, assim como a escolha dos profissionais, que possuem vasta experiência no atendimento de urgência e emergência, foi planejado para dar mais agilidade na garantia da segurança em saúde dos frequentadores do Parque do Povo”, assegurou.
A secretária explicou os casos mais graves deverão ser encaminhados pelas ambulâncias aos hospitais referenciados pelo SUS na cidade. Caso necessário, unidades do SAMU também poderão ser acionadas para remoção de pacientes. Nos distritos de Galante e São José da Mata também haverá cobertura de ambulâncias nos dias de eventos naquelas localidades.
A primeira-dama do município, a médica Micheline Rodrigues, representou o prefeito Romero Rodrigues na reunião com os profissionais de saúde e pediu empenho de todos na execução dos trabalhos. “Com o trabalho de divulgação que foi realizado pela Prefeitura e também por ser um ano de Copa do Mundo, conseguimos atrair ainda mais turistas para a cidade. Isso aumenta nossa responsabilidade na garantia de um pronto atendimento de qualidade a todos que vão aproveitar o São João de Campina”, afirmou.
Cuidado – Este ano, o plano de ação também contempla ações de cuidado às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade na área do Parque do Povo e proximidades. Para isso, as equipes de saúde dos postos de atendimento trabalhar em parceria com a rede de saúde mental do município na atenção aos menores usuários de crack, álcool e outras drogas, que poderão ser encaminhados aos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS, por exemplo. O trabalho ainda contará com apoio das secretarias municipais de Educação e Assistência Social, conselhos tutelares e órgãos de defesa e promoção dos direitos da criança e do adolescente.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo