PMCG inicia entrega de órteses e próteses

aAs pessoas com deficiência de Campina Grande estão voltando a receber órteses e próteses da Prefeitura Municipal, através do Sistema Único de Saúde (SUS). Na manhã desta quarta-feira, 11, cerca de setenta usuários cadastrados no setor de serviço social da Secretaria de Saúde do Município receberam diversos tipos de próteses mamárias, oculares e para membros superiores e inferiores, além de botas e palmilhas. A entrega dos aparelhos ortopédicos aconteceu durante uma solenidade realizada no auditório da Vila do Artesão, no bairro de São José. 

No evento, a secretária municipal de saúde, Lúcia Derks, afirmou que o momento marcou o fim de um longo período de espera para as pessoas que precisam das próteses. Segundo ela, 60% dos aparelhos haviam sido solicitados pelos usuários há mais de um ano. “Com muito esforço, conseguimos organizar o serviço e fazer o processo licitatório. Agora, estamos devolvendo a dignidade a estas pessoas, que poderão ter mais independência na realização de atividades do cotidiano além da socialização e recolocação no mercado de trabalho”, afirmou.

Ainda de acordo com a secretária, foram investidos R$126 mil na aquisição das próteses. Todas foram confeccionadas sob medida para o usuário. Para isso, a pessoa com deficiência recebeu a visita de assistentes sociais, como também de técnicos da empresa que produziu o aparelho ortopédico. “Mesmo assim, se a pessoa não se adaptar, ela terá o direito de devolver a prótese e solicitar um novo dispositivo. O importante é que o aparelho fique em harmonia com o corpo”, garantiu.

Entre os usuários que receberam próteses nesta quarta está o aposentado Antônio Ferreira, de 58 anos. Ele foi atropelado no ano de 2011 e perdeu a perna direita. Ele conta que precisava fazer adaptações em casa para conseguir encaixar a prótese antiga. “Eu colocava quatro meias e ainda uma base de silicone, mas era muito desconfortável. Com a prótese nova, vai ser bem melhor para andar e não vou precisar das meias para encaixá-la”, relatou.

Quem está no cadastro da Secretaria de Saúde, mas não pôde receber a prótese na Vila do Artesão, deverá procurar a Gerência de Ações Assistenciais em Saúde na sede da Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida Assis Chateaubriand, bairro da Liberdade. Ainda este mês, a Prefeitura irá realizar a entrega das órteses para setenta pessoas com deficiência. Serão cadeiras de roda e higiênica, carrinhos para portadores de paralisia cerebral, andadores e muletas. Os usuários serão comunicados previamente da data e do local da entrega dos aparelhos.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo