Cotidiano

PMCG promove ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

A Prefeitura de Campina Grande, através da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, vem desenvolvendo uma séria de ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que transcorre no dia oito de março.

A programação especial, que consta de diversas atividades, e atende a várias comunidades, com os mais variados serviços, como testes de diabetes, produção de artesanato, confecção de bolos, preparo de alimentos, teve início no dia 28 último e prossegue até 25 de março,

O ponto alto das comemorações será na próxima sexta-feira, 7. As atividades começam às 8 horas e prosseguirão até o meio dia, com pronunciamentos de autoridades, apresentações culturais, além de informações sobre ações realizadas em defesa da mulher.

O evento tem entre outros objetivos, alertar a população campinense sobre a importância de se denunciar a violência doméstica contra mulher, esclarecendo, informando e reforçando as ações a serem desenvolvidas.

O Dia Internacional da Mulher – O ‘8 de Março’ é comemorado, pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher desde o ano de 1975. Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque decretaram greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. As trabalhadoras, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica, que foi incendiada. Cerca de 130 mulheres morreram queimadas.

Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women’s Trade Union League. Esta associação tinha como principal objetivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho. Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque: reivindicaram o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito de voto. Caminhavam com o slogan “Pão e Rosas”, em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida.

Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como “Dia Internacional da Mulher”.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo