Cotidiano

PMCG volta a discutir projeto de revitalização do Riacho das Piabas  

Na manhã desta terça-feira, 20, o secretário de Planejamento da Prefeitura de Campina Grande, Márcio Caniello, esteve reunido com representantes da Articulação pela Revitalização do Riacho das Piabas (ARRP), lideranças das comunidades de Rosa Mística, Jardim Continental e Jardim Menezes, membros da diretoria do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB.PB) e professores  da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Na pauta, encaminhamentos para o lançamento do Concurso Nacional de Projetos para a Requalificação da Bacia do Riacho das Piabas, que deverá ser realizado no âmbito das comemorações dos 150 anos de emancipação política de Campina Grande.

O projeto deverá contemplar duas vertentes: primeiramente, propor soluções urbanísticas para a elevação da qualidade de vida das comunidades que vivem em seu entorno, garantindo saneamento básico, infraestrutura e melhores condições de moradia; por outro lado, recuperar a bacia hidrográfica, transformando o leito do riacho no eixo de um novo espaço público para a cidade, com parques, áreas verdes e equipamentos de esporte, cultura e lazer.

O secretário Márcio Caniello explicou a importância do concurso, construído em diálogo com a sociedade civil organizada e instituições parceiras. “A revitalização do Riacho das Piabas tem um grande simbolismo para a cidade de Campina Grande no marco do sesquicentenário, em virtude de seu papel histórico, potencial ecológico e valor cultural, mas é muito mais importante para a população ribeirinha e das adjacências, que sofre com a falta de infraestrutura, enchentes e inundações”, comentou.

Segundo o professor Fernando Garcia de Oliveira, mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ, “esse processo que estamos vivendo é inédito em Campina Grande: a Prefeitura planejar uma intervenção urbanística inovadora a partir do diálogo com a comunidade e a sociedade civil organizada. Estamos felizes, é uma oportunidade e uma novidade que nós temos que valorizar bastante. O ‘Grito das Piabas’ foi ouvido”.

A ARRP é formada pelos representantes das comunidades próximas ao manancial e congrega entidades públicas e privadas, a exemplo de escolas, igreja católica, ONG’s, Embrapa, Exército Brasileiro e a UFCG. O Riacho das Piabas está situado na parte norte de Campina Grande, tendo suas nascentes localizadas próximas às divisas com o município de Lagoa Seca.

Após cruzar propriedades rurais, tem continuidade no canal que corta o bairro da Rosa Mística e segue separando o Centro da cidade dos bairros do Alto Branco, Santo Antônio e José Pinheiro, para finalmente desaguar no Açude Velho e na Cachoeira.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo