Cotidiano

Pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas abre 2014 em queda, revela indicador da Serasa Experian

A pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas abriu 2014 em queda e atingiu 94,5% em janeiro. Isto significa que durante o mês passado, a cada 1.000 pagamentos realizados, 945 foram quitados à vista ou com atraso máximo de sete dias. Este foi menor nível de pontualidade de pagamentos registrado para um mês de janeiro desde 2011, conforme quadro abaixo:

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a sistemática elevação das taxas de juros, encarecendo o custo financeiro das empresas, e o fraco desempenho da atividade econômica nestes últimos meses têm afetado a realização de pagamentos em dia por parte das micro e pequenas empresas.

As micro e pequenas empresas industriais apresentaram o menor nível de pontualidade em janeiro/14: 92,7%. As micro e pequenas empresas de serviços registraram pontualidade de 93,4% e, por fim, as micro e  pequenas empresas comerciais exibiram pontualidade de 95,4%.

Em janeiro de 2014, o valor médio dos pagamentos pontuais cresceu 12,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior (R$ 1.998 contra R$ 1.775). O maior valor médio foi registrado pelos pagamentos pontuais das empresas comerciais (R$ 2.033), seguido pelo das empresas de serviços (R$ 2.005) e, por fim, pelas micro e pequenas empresas do segmento industrial (R$ 1.738).

A série histórica deste indicador está disponível em

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/pontualidade_pagamentos.htm

Metodologia do Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas

O Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas é construído através dos pagamentos efetuados, mensalmente, por amostra de cerca de 600.000 micro e pequenas empresas, totalizando uma quantidade de, aproximadamente, 8 milhões de pagamentos registrados mensalmente, por seus fornecedores, nas bases de informações sobre pessoas jurídicas da Serasa Experian. O indicador é segmentado por setor econômico e inicia-se em janeiro de 2006. A Serasa Experian considera como micro e pequenas empresas aquelas cujo faturamento líquido anual não ultrapassa o montante de R$ 4 milhões.

Você também lê esta notícia em

http://www.serasaexperian.com.br/release/noticias/noticia_arquivo_2013.htm

Assessoria de imprensa da Serasa Experian:

Victoria Bustamante Iturrieta 5511 2847-8426 victoria.iturrieta@br.experian.com
Tariana Brocardo Machado 5511 2847-8428 tariana.machado@br.experian.com
Luiz Hidalgo 5511 2847-8433 luiz.hidalgo@br.experian.com
Ana Greghi 5511 2847-9504 ana.greghi@br.experian.com
Viviane Evangelista 5511 2847-8456 viviane.evangelista@br.experian.com

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo