DestaquesEconomia

Prefeitura abre série de 17 assembleias do Orçamento Participativo, que vão contemplar todos os bairros e distritos de Campina Grande

 

A primeira Assembleia Popular Regional do Orçamento Participativo (OP) de 2024 de Campina Grande aconteceu na noite desta segunda-feira, 19, com a presença marcante da população no ginásio da Vila Olímpica Plínio Lemos, no José Pinheiro. Na ocasião, os moradores do bairro apresentaram as demandas da comunidade ao prefeito Bruno Cunha Lima e secretários da gestão.

Vários pleitos foram apresentados pelos moradores dos bairros da Região 1, formada pelo Monte Castelo, Nova Brasília, José Pinheiro, Glória I e II, Marinho, Arruda I e II, Jardim América, Jardim Europa e Mirante. Os participantes da assembleia inaugural do OP apontaram as prioridades para a aplicação dos recursos públicos em obras e serviços, nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, assistência social e geração de empregos.

Atento, o prefeito Bruno ouviu todos e ressaltou a importância da participação de cada cidadão. “Um instrumento importante que Campina conta desde a década de 90 quando foi instituído por Cássio Cunha Lima e se transformou numa grande ferramenta de democracia. Sabemos que os desafios são muitos e, por isso, as prioridades precisam ser estabelecidas e muitas delas nascem da participação das pessoas para garantir que as demandas históricas sejam resolvidas”, disse o prefeito.

O gestor ainda citou as obras de drenagem e pavimentação na zona leste que nasceram através do OP, mais precisamente no bairro do Santo Antônio. “As ruas Lino Gomes Filho, José Gomes de Farias, Yayá Afonso Campos e Carmem de Abreu, por exemplo, esperavam ações de drenagem e pavimentação e esse compromisso que a gente assumiu nasceu da população. Estamos aqui para mostrar o que vai ser feito e acolher as demandas da população”, enfatizou.

Eduardo Lima, um dos conselheiros da região, destacou que essa noite foi especial para o cidadão que teve a chance de apresentar as necessidades. Para ele, o momento também é de agradecer o acolhimento que a gestão tem com os pleitos do OP.

Para o gerente Dorgival Vilar, de Assuntos Governamentais, esse é um diálogo positivo, tendo em vista que na prestação de contas de 2023, os números se aproximam de quase 80 das demandas resolvidas.

A coordenadora do OP, Crizane Xavier, comemorou a participação popular. “Foi uma plenária bastante participativa e as pessoas sabem os gargalos que têm nos bairros e por isso estamos muito felizes pela participação popular nessa que é apenas a primeira de 17 que atenderão os bairros e Distritos de Campina Grande”, comemorou ela

Também prestigiaram o evento os secretários Raymundo Asfora Neto (Educação), Marcos Alfredo (Chefia de Gabinete e Codecom), Gustavo Braga (Finanças), Túlio Duda (executivo do Planejamento), Josivaldo Salatiel (adjunto Sesuma), Joab Machado (Obras), Dunga Júnior (Saúde), Dinho Papaléguas (Sejel), Laryssa Almeida (Ciência, Tecnologia e Inovação), Pâmela Vital (Semas), além do superintendente Vitor Ribeiro (Trânsito e Transportes Públicos) e o presidente Ruy da Ceasa (Urbema).

A próxima plenária do OP está marcada para esta terça-feira, 20 e contemplará os bairros das Nações, Alto Branco, Lauritzen, Castelo Branco, Jardim Tavares e Santo Antônio. A assembleia vai acontecer na EMEF Frei Dagoberto Stucker. Rua General Newton Estilac Leal, S/N, Alto Branco. Com início marcado sempre para as 19h.

O encerramento das assembleias está marcado para o dia 15 de março.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo