Saúde

Prefeitura amplia cadastramento do programa Saúde de Verdade

Moradores de todos os bairros já podem fazer o cadastro, em qualquer local de atendimento

A Prefeitura de Campina Grande está ampliando o atendimento à população, para o cadastramento no programa Saúde de Verdade. Inicialmente programado para ser feito por etapas, seguindo um cronograma de atendimento por Distritos Sanitários, o atendimento, a partir desta segunda-feira, 17, será garantido a todo cidadão, de qualquer bairro, mesmo aqueles que não pertencerem ao Distrito Sanitário da vez.

Nesta segunda-feira, 17, a Secretaria de Saúde iniciou uma nova etapa do cadastramento do programa, com 14 pontos de atendimento que abrangem 13 bairros do Distrito Sanitário V. Esta é a segunda região contemplada pelo mutirão de cadastramento e a meta é atingir todos os Distritos ainda no primeiro trimestre desse ano.

Os bairros que compõem o Distrito Sanitário V são: Cruzeiro, Liberdade, Velame, Três Irmãs, Distrito Industrial, Rosa Cruz, Acácio Figueiredo, Ligeiro, Santa Cruz, Catingueira, Ressurreição, Presidente Médici, Novo Horizonte e Catolé de Zé Ferreira. No entanto, pessoas de qualquer outro bairro podem comparecer a um dos locais de cadastramento, disponibilizados nesta etapa, assim como moradores de outros bairros já atendidos e que não puderam comparecer no período determinado.

Mesmo se optar por fazer seu cadastro fora de seu distrito Sanitário, o cidadão pode ficar tranquilo, uma vez que, na hora do atendimento, os cadastradores vinculam a inscrição à Unidade Básica de Saúde de referência, de acordo com o endereço fornecido.

Pré-cadastro

Também é possível realizar o pré-cadastro pelo site ou aplicativo e efetivar o registro em um ponto físico, posteriormente, já que é necessário fazer a biometria. O app Saúde de Verdade está disponível nos sistemas IOS e Android. O site é o campinagrande.pb.gov.br/saude-de-verdade. O cartão do programa Saúde de Verdade é enviado posteriormente para a UBS do cidadão.

Mais de 50 mil pessoas já foram cadastradas. Nesta segunda-feira, dois pontos físicos não puderam realizar o cadastramento porque os funcionários apresentaram sintomas gripais. Contudo, a partir desta terça-feira, 18, novos servidores foram contratados e todos os pontos estarão funcionando.

O cadastro no programa é obrigatório para toda a população, inclusive crianças e adolescentes, pois é através deste novo sistema que os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) serão geridos pela prefeitura e ofertados à população da cidade.

O Saúde de Verdade vai informatizar todos os processos da Secretaria Municipal de Saúde, otimizar marcação de consultas, exames e cirurgias com teleagendamento, entregar medicamento em casa e construir uma base de dados dos pacientes com um prontuário com histórico das pessoas que poderá ser acessado em todos os serviços públicos de saúde do município. Além disso, vai permitir gerenciar melhor a oferta de serviços na rede municipal e com os prestadores, como clínicas particulares, otimizando o investimento do recurso público.

Veja os locais de cadastramento:

  • Centro de Saúde da Liberdade – Rua Manoel Leonardo Gomes, S/N
  • UBS Catolé de Zé Ferreira – Rua Dulce Amorim, 360
  • UBS Serra da Borborema – Rua André Duas Pereira, 102 – Ligeiro
  • UBS Aluísio Salviano de Farias – Rua Maria Porto de Farias, 471 – Acácio Figueiredo
  • UBS Anailda Carvalho Marinho – Rua Maria da Penha Castro Silva, QP1 – Acácio Figueiredo
  • UBS Velame – Rua Coração de Jesus, 63
  • UBS Severino de Souza Costa – Rua Dorgival de Oliveira, 63 – Presidente Médici
  • UBS Raiff Ramalho – Rua Francisco Lopes de Almeida S/N – Santa Cruz
  • UBS Maria de Lourdes Leôncio – Rua Josef Schafer S/N – Novo Cruzeiro
  • UBS Novo Horizonte – Av. João Wallig, 2677 A
  • UBS Ressurreição – Rua Iara Cordeiro da Costa, 400
  • UBS Argemiro de Figueiredo – Rua José Gonçalves Lucena S/N – Rosa Cruz
  • UBS Ana Cantalice – Rua Irmã Zuleide Porto S/N – Três Irmãs
  • UBS Benjamin B. da Silva – Rua Manoel Batista S/N – Catingueira.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo