Cotidiano

Prefeitura autoriza uso coletivo de piscinas em Campina Grande com medidas preventivas

A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Saúde, publicou nota técnica esta semana autorizando o uso coletivo de piscinas no município. A Gerência de Vigilância Sanitária (Gevisa) elaborou um amplo protocolo de uso destes espaços para favorecer a reativação com segurança das piscinas em condomínios e clubes.

Para tomar a decisão, a Gevisa realizou um amplo levantamento de estudos nacionais e internacionais que verificaram que o uso compartilhado de reservatórios como piscinas não favorece, por si só, a transmissão da Covid-19 e que é possível usufruir destes espaços com segurança.

“O tratamento correto da água é suficiente para inativar o vírus. O que favorece a transmissão é o contato com outras pessoas que possam estar infectadas, então é necessário seguir as regras de distanciamento também dentro da piscina e o uso de máscaras na parte externa”, explicou a Gerente da Gevisa, Betânia Araújo.

A Secretaria Municipal de Saúde compreende que as práticas esportiva e de lazer nas piscinas colaboram para a prevenção de doenças e a promoção de bem-estar físico e psicológico.

“Realizamos um criterioso estudo e abordamos quase a totalidade de situações na nossa nota técnica indicando tudo o que os estabelecimentos e os usuários precisam cumprir. Cabe a todos utilizar de forma segura estes espaços, obedecendo as orientações, e nós vamos fiscalizar”, finalizou Betânia.

Assim sendo, os espaços que irão reabrir os reservatórios devem passar por um amplo processo de desinfecção prévia, disponibilizar pias com água corrente e sabão, bem como álcool a 70%, higienizar locais como maçanetas e corrimão a cada duas horas, promover ventilação do lugar e evitar o uso de aparelhos de ar-condicionado e reduzir o fluxo à capacidade de 50%, entre muitas outras exigências. Os banhistas também não podem compartilhar objetos de uso pessoal.

Codecom PMCG



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo