Saúde

Prefeitura inicia nesta quinta-feira programação em comemoração aos 70 anos do ISEA

Nesta quinta-feira, 5 de agosto, o Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) completa 70 anos de fundação. Para celebrar a data e dar início às comemorações, a Prefeitura de Campina Grande preparou uma programação especial, começando nesta quinta, na própria maternidade.

Pela manhã, a partir das 8h, será oferecido um café da manhã para os servidores. Haverá também uma atração musical. No período da tarde, será realizada uma exposição fotográfica na UTI Neonatal, com um lanche da tarde para os pais que visitam os filhos internados na unidade. À noite também será disponibilizado um jantar especial para a equipe plantonista.

Durante o ano comemorativo, serão realizadas várias programações como a entrega da reforma do Berçário Intermediário, que foi completamente reestruturado e vai abrigar de uma melhor forma os bebês que recebem alta da UTI Neonatal. Também será inaugurada a Unidade de Tratamento Semi-intensivo Neonatal, com dez leitos.

O prefeito Bruno Cunha Lima também planeja iniciar a completa reformulação do centro cirúrgico do Instituto, com a abertura de novos blocos cirúrgicos e seis salas de parto modernas para ampliar e melhorar o atendimento às gestantes. Serão 20 novos leitos no Centro Obstétrico e um investimento de mais de R$ 1 milhão.

Dentro da programação cultural está prevista a revitalização dos jardins do ISEA, que foram planejados pelo renomado paisagista Burle Marx, além de ações de resgate da história da maternidade, com vídeos sobre a construção e a consolidação da unidade, lançamento de rede social própria do ISEA e outras atividades.

O ISEA é um dos mais antigos hospitais da Paraíba e a maior maternidade pública do Estado, responsável por realizar mais de 7 mil partos por ano e sendo referência para 189 municípios. A unidade foi fundada no dia 5 de agosto de 1951 e construída na gestão do prefeito Elpídio de Almeida, que emprega o seu nome ao serviço.

Além das melhorias previstas para o serviço, a gestão municipal já montou a Unidade Obstétrica de Superação da Covid-19 (UNIDOS) para as grávidas e puérperas com novo coronavírus, contando com dez leitos de enfermaria, dois de UTI, sala de parto e de observação e reativou o Centro de Parto Normal para a realização de procedimentos naturais.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo