Charges

Prefeitura promove nesta semana III Encontro Municipal sobre Autismo

 

A Prefeitura de Campina Grande, por meio do Programa Saudavelmente, realiza nesta semana o III Encontro Municipal sobre Autismo. A abertura do evento acontece na quarta-feira, 26, às 18h30 no Teatro Municipal Severino Cabral. Na sexta-feira, 28, acontecerão as oficinas teórico-práticas para os profissionais de saúde, das 8h às 16h30, no Centro de Referência em Reabilitação e Assistência à Saúde do Trabalhador (Cerast).

Na abertura estão previstas apresentação musical, uma performance da poetisa Anne Karolinny; exposição de artes do Centro de Convivência do programa Saudavelmente, no hall do Teatro; e duas palestras: O Acolhimento da Neurodiversidade, com a neuropsicóloga Eliane Alves; e Um Segundo de Evolução, com a neuropsicopedagoga Vilma Araújo. A programação é aberta a todos os públicos e as inscrições podem ser realizadas no local.

Na sexta-feira, a programação é voltada aos trabalhadores de saúde e as inscrições são realizadas diretamente nos serviços onde atuam. A programação será coordenada por profissionais que são referência em temas como ABA, AVD’s, psicomotricidade, seletividade alimentar, entre outros. Nos dois dias haverá entrega de certificados no local.

Durante todo este mês, dedicado à causa, a Prefeitura de Campina Grande vem realizando várias ações voltadas às pessoas com o Transtorno do Espectro Autista. As principais ações foram o TEAchegue, o SentirAutista, o Seminário do Autismo e o Expoautismo. O Encontro Municipal sobre Autismo encerra a programação.

“Esse último evento representa a culminância das nossas ações voltadas à conscientização sobre o autismo no decorrer deste mês, que é marcado pelo dia 2 de abril como referência para a temática. Estamos empenhados em levar mais e mais informação sobre o assunto para toda a sociedade e de promover a inclusão e ampliar nossos serviços às pessoas com TEA, inclusive os adultos”, esclareceu a coordenadora do programa Saudavelmente, psicóloga Lívia Sales.

Programação:

Dia 26/4 – Abertura
18h30 – Teatro Municipal Severino Cabral

Apresentação Musical – Brenda Pinheiro
Palestras:

Performance poética – Anne Karolliny

Exposição de artes do Centro de Convivência

O Acolhimento da Neurodiversidade – Eliane Alves – Psicóloga, Neuropsicóloga, Pós-graduada em Psicologia da Infância e da Adolescência.

Um Segundo de Evolução – Vilma Araújo – Mestre em Formação de Professores, Neuropsicopedagoga e mãe atípica.

Dia 28/4 – Oficinas Teórico-práticas

8h às 16h30 – Cerast (Dinamérica)

Planejamento Terapêutico Individual na Seletividade Alimentar
Rafaelle Rocha – Nutricionista Infantil nos Transtornos de Neurodesenvolvimento/ Formação em ABA

Transtorno do espectro autista: quando desconfiar? Aplicabilidade dos critérios diagnósticos.
Paula Tavares – Médica Neurologista e neuroimunologista. Professora da UNIFACISA.

A Fonoaudiologia e a interface com a ABA
Paula Campos – Fonoaudióloga/ Especialista em Educação/ Mestranda em Psicologia em Saúde, Cursos: ABA, Prompt, PECs, PODD, IS para autista

Manejo nas AVD’S
Tathianne Fonseca – Terapeuta Ocupacional/ Curso de IS para autistas/ Seletividade alimentar para autistas e ABA.

Psicomotricidade como uma ferramenta no desenvolvimento infantil
Diego Ferreira – Educador Físico/ Pós-graduado em Psicomotricidade clínica/ relacional ABA-TEA

Estabelecendo o vínculo cliente/ terapeuta na terapia ABA
Talita Renaly Linhares Cavalcante – Psicóloga/ Especialista em Intervenção ABA para autismo e deficiência intelectual (CBI), QASP-S em formação.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo